SAMAE

Publicado em: 08/11/2018 13:35 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI. Com informações da Secretaria Municipal de Saúde

Confira o balanço do Outubro Rosa em Ibiporã

Durante o mês de outubro, em razão da campanha Outubro Rosa, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ibiporã e equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e Núcleo Ampliado de Estratégia Saúde da Família (NASF) desenvolveram várias ações de prevenção e de diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero.

Todas as nove UBSs realizaram ações de divulgação durante o Outubro Rosa, começando pela sensibilização das equipes à população, por meio de motivação visual, para despertar a lembrança e importância da prevenção dos cânceres de colo de útero e mama e da saúde da mulher.

Também foram realizadas durante o mês de outubro, ações de busca ativa pelas equipes do PSF e agentes comunitários de saúde, das mulheres da faixa etária alvo da campanha – 40 a 69 anos –, para coleta de exame preventivo, mamografia e exame clínico das mamas; agendamento de coleta de exames em horários diferenciados; campanhas de coleta de exame preventivo; e ações de educação em saúde pelos profissionais de cada UBS e NASF.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã, foram realizadas 565 coletas de exames citopatológicos de colo de útero, 263 solicitações de mamografias, além da realização do exame clínico das mamas durante a coleta de exames, no decorrer de todo o Outubro Rosa.

A Secretaria de Saúde forneceu para todos os administrativos e estagiários camisetas da campanha Outubro Rosa, como também para o Novembro Azul, para divulgação, sendo esses os profissionais responsáveis a realizarem o primeiro atendimento de acolhimento na recepção da UBS.

Vale ressaltar que o exame clínico das mamas e o preventivo de câncer do colo de útero são gratuitos e estão disponíveis durante todo o ano na rede pública de saúde.

Ações entre DTRANSITO e Saúde

As ações foram realizadas objetivando a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico dos cânceres de mama e útero, e a necessidade do uso do cinto de segurança e de dispositivo de retenção infantil em veículos automotivos.

Foram realizadas três ações de blitz educativa pela Secretaria de Saúde em conjunto com o Departamento Municipal de Trânsito (DTRANSITO) (rotatória da Av. Ibrahim Prudente da Silva; Av. 19 de Dezembro com a R. Pe. Vitoriano Valente; e em frente à UPA), onde 3 ACSs, 3 ACEs e 4 agentes de trânsito abordaram os motoristas para repassar informações a respeito da campanha Outubro Rosa.