Saúde

Publicado em: 09/11/2018 12:00 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI. Com informações da Sec. Mun. de Saúde

Novembro Azul: UBSs de Ibiporã realizam exames em horários diferenciados

Novembro Azul é o mês (de 1 a 30 de novembro) dedicado à saúde do homem. Embora com especial ênfase para a prevenção ao câncer de próstata, esse mês compreende todas as doenças que atingem os homens. Com isso, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que durante todo o mês de novembro as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município realizarão ações e exames preventivos referentes à saúde do homem, inclusive em horários especiais.

O mês é dedicado à saúde da população masculina, buscando estimular o autocuidado desse público sobre a prevenção do câncer de próstata, além da adoção de hábitos saudáveis.

O Novembro Azul é um movimento que se originou em 2003, na Austrália, onde são realizadas diferentes estratégias de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. “Considerando os padrões sociais e culturais do nosso país e estado, o homem não tem aproximação com o cuidado e autocuidado. A campanha tem o objetivo de potencializar a busca ativa à população masculina e aproximar os homens das Unidades de Saúde da Família”, ressalta a diretora geral da Secretaria Municipal de Saúde, Verônica Sanches.

Todas as UBS estão decoradas para sensibilização de suas equipes à comunidade, por meio de motivação visual, para despertar a lembrança e importância da prevenção do câncer de próstata e sobre a saúde do homem durante o mês de novembro. Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e agende a consulta.

Confira as ações que serão realizadas referente à saúde do homem durante o Novembro Azul:

Centro de Saúde Eugênio Dal Molin – Posto Central

Durante o mês de novembro, a UBS estará colocando na agenda 3 vagas de atendimento do dia, com os clínicos  gerais, destinadas aos homens, além das ações de orientação sobre a saúde do homem que serão realizadas pelos profissionais na UBS.

Nesta terça-feira (6) foi realizada uma palestra com o urologista Drº Paulo Emilio Fugante sobre prevenção do câncer de próstata.

UBS Antônio Carlos Gomes – Serraia

Nesta quinta (8) foi realizado um evento para os homens, com palestra educativa sobre IST, prevenção de câncer de próstata, pré-natal do parceiro e saúde do trabalhador, além de coleta de Teste Rápido e PSA.

UBS Lafontaine Correa

No dia 14 de novembro, das 18 às 20 horas, a UBS realizará Teste Rápido para os homens, assim como consultas e orientações.

UBS José Silva Sá

Intensificação das  ações na UBS de exames de PSA, Teste Rápido, e audiovisual na sala de espera, sobre o câncer de próstata.

UBS Wilson Costa Funfas

Na UBS, serão promovidas ações de orientação aos homens durante todo o mês de novembro, bem como com o grupo de hipertensos e diabéticos. Além disso, também será realizada uma campanha para solicitação de exames, com o Drº Angel, no dia 28, das 17 às 20h, com coleta de Teste Rápido.