Educação

Publicado em: 12/11/2018 12:02 | Fonte/Agência: Colaboração/Secretaria Municipal de Educação

Alunos de Escola Municipal idealizam “Sensor da Bondade”

Alunos de Escola Municipal idealizam “Sensor da Bondade” Alunos foram incentivados a produzir diferentes gêneros textuais que despertassem a bondade

Desde o início de setembro, na Escola Prof.ª Almerinda F. do Nascimento, a professora de produção de textos, Lucia Baran Shimizu vem desenvolvendo em parceria com a professora Isangela Fantini Rodrigues do 3º ano “B” o II Concurso Cultural “O futuro que Eu Invento”, do grupo Magazine Luiza. Os alunos refletiram sobre o que poderia ser feito para melhorar o mundo em que vivemos. O “pesadelo “mal comportamento na escola” foi considerado o que mais atrapalhava a aprendizagem, e o “sonho” que “a bondade fosse resgatada.”

A proposta era a criação de um instrumento que resgatasse e medisse a bondade de cada aluno da escola, com a idealização de uma máquina virtual (Sensor da Bondade) que dialoga com os alunos, mostrando que ser bom vale a pena, uma galeria de estrelas, uma tabela e um gráfico com os nomes dos alunos, os quais pintariam diariamente sua estrela através da lousa digital, acompanhando no gráfico a sua evolução, chegando no fim de cada mês quem obtivesse mais estrelas faria parte da galeria, recebendo no fim do ano um Certificado com uma foto “ Eu sou uma Estrela”. Também foi proposto que cada sala de aula apresentasse diariamente, no início da aula algo que despertasse a bondade (poemas, frases, músicas, dramatizações).

Os pais seriam informados e também colaborariam orientando seus filhos sobre o projeto. A escola ajudaria na formalização do protótipo, o grupo apresentaria e convidaria as outras turmas para participar e os professores aplicariam. Os gêneros textuais trabalhados envolveriam o tema e seriam fixados no pátio, para todos os alunos lerem, e também postado nas redes sociais da escola na divulgação para que os familiares e a comunidade acompanhassem o desenvolvimento do projeto e se possível colaborando com outras ideias com recursos próprios da escola, uma vez que reutilizaria materiais usados em outros projetos da escola, material reciclável e empréstimo de enfeites de natal dos alunos tudo isto com um cronograma a ser seguido.

A turma do 3ºano “B” produziu propaganda sobre a Pátria com o slogan ”Mostre a estrela que há em você neste 7 de setembro”, sendo fixado no pátio da escola, postado em vídeo no Facebook, chegando ao conhecimento da Secretaria Municipal da Educação, que veio especialmente parabenizar os alunos por esta atitude, estimulando assim, a criatividade do 3º ano “A “com a propaganda“ Como ser um bom cidadão”, sendo também muito elogiada pelos colegas e familiares.

Desde o início do mês de outubro, o Sensor da Bondade vem sendo aplicado em todas as salas, onde já revela sua eficácia, pois os alunos que já aderiram, sua autoestima é visível e suas notas são um sucesso. As produções de textos em diferentes gêneros textuais mostram que a bondade vence a maldade com o manual do bom aluno, nas histórias em quadrinhos, nos contos de fadas e seguirá até o fim do ano em outros gêneros textuais, sendo também um Sensor de Bondade, para que todos possam ser libertos e valorizados na casa, na rua, e em todos ambientes da sociedade.

No dia 29 de outubro foi feita uma apresentação do Sensor da Bondade para os alunos da escola e a uma escola vizinha com a exposição dos diferentes manuais o bom aluno, de diversas histórias em quadrinhos, contos de fadas e uma paródia envolvendo a bondade.  Foi muito bonito ver todos os alunos querendo tocar no Sensor com a intenção de serem transformados.

Segundo a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, “o depoimento dos alunos é muito comovente, eles se sentem parte do processo de aprendizagem, agora com mais confiança em si, pela sua mudança de comportamento e os outros alunos vibram por eles e por ter um ambiente propício para estudar”, ressalta a secretária.

A secretária destaca que com isto houve muito aprendizado, criatividade em reaproveitamento de materiais, de produção de textos muito significativos, onde houve a compreensão do gênero textual e a inclusão de um aprendizado para a vida futura, de utilização da tecnologia pelos alunos e os professores, onde foram utilizados lousa digital, computador, celular, internet, redes sociais, jornal local e talvez ainda muito mais, uma vez que este projeto ainda será visto em outras atividades, até o fim do ano letivo.

A semente da Bondade foi lançada e os frutos serão colhidos a curto, médio e longo prazo.