Obras

Publicado em: 14/11/2018 17:00 | Fonte/Agência: Danilo Pomin - Núcleo de Comunicação Social/PMI

Prefeitura informa cronograma de recapeamento asfáltico em bairros de Ibiporã

A Prefeitura do Município de Ibiporã informa cronograma de recape com microrevestimento asfáltico nos bairros da cidade que apresentam problemas de infiltração de água e buracos, que atingem a base da pavimentação, objetivando melhorar as condições de circulação e dar maior fluidez no tráfego de veículos, além de assegurar a segurança e conforto dos pedestres e motoristas.

As obras, que serão realizadas através da Secretaria de Obras, se dão através do Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar). Ao todo 16 bairros serão atendidos. O investimento será de R$ 685.358,55, provenientes de recursos próprios. O recape está fundamentado na Lei Municipal nº 2898 de 01/11/17.

O microrrevestimento asfáltico será iniciado após a poda de árvores que por ventura atrapalharem a passagem do caminhão com a usina de asfalto (do Cindepar). Um caminhão com uma máquina de moer (da Obras) recolherá os galhos que serão triturados.

Para a lavagem das vias antes do tapa-buraco (com massa asfáltica), um caminhão-tanque com água (do Cindepar) será utilizado. Depois desse processo, é iniciado o recapeamento asfáltico. Na sequência, um rolo compactador (do Cindepar) realiza a compressão e o nivelamento do solo, deixando a via compactada mais resistente.

Confira o cronograma:

1º - Jardim Nossa Senhora da Paz e Jardim Paraíso: Rua Felipe H. Teixeira e Avenidas José Bonifácio e Dom Pedro II;

2º - Residencial Tupy: Ruas Botocudos, Coroados, Caiguangues, Tamoyos, Caiapós, Tapajós e Ianomanis;

3º - Jadim Santa Luzia: Ruas Jacinto Barroso, 1º de Maio, Pedro de Souza e Estevan;

4º - Conjunto Pe. Rino Nogarotto: Ruas Ângelo Merlo, Aurélio Semprebom, Pedro Betiati, Sebastião D. Batista, André Rossato e Avenida André Sert;

5º - Conjunto Ângelo Maggi: Ruas Clarinda Cevem de Paula, Salvatino Daminelli, José Vicentini, Clóvis Ferreira, Valdomiro Alves Ataíde, Umberto Borsato, Issa Mustafa Issa, João Cortez Saes, Antonio Feltrin e Avenida José Willibaldo Colling;

6º - Conjunto Miguel A. Antico: Ruas Nabor de Oliveira, Alcides Pelisson, José Peretti e continuação da Avenida José Willibaldo Colling;

7º - Conjunto Antonio Frederico: Ruas Ichiro Kawanishi, José Fermino Soares, Ermínio Pereira, Francisco Martins, José Uilli, Onofre de Lucca e José Pioto;

8º - Jardim Vista Bela: Luiz Evangelista, Roque Teixeira Fernandes, Lourenço Tonon e continuação da Manoel Martins Marins;

9º - Portal do Vale: Ruas Rosa M. Beraldo Tonon e a continuação das Ruas Corina B. Messagge e Lourenço Tonon;

10º - Jardim Cinquentenário: Ruas Galiléia, Manoel Martins Marins, Pedro Dutra de Souza, Luiz Evangelista, Elio Silva, Eliezer Martins Bandeira, Corina B. Message, Ali Abdul Kader El Kadri e Antonio Fernandes;

11º - Rua Alcides Tonon;

12º - Travessa Carlos Pereira Sodré;

13º - Rua Nelson Terqueli;

14º - General Carneiro;

15º - Rua São Vicente de Paula

16º - Parque Residencial San Rafael: Ruas Uraí, Lupionópolis, Centenário do Sul, Bela Vista do Paraíso, Miraselva, Paranavaí, Bandeirantes, Cornélio Procópio, Guaraci, Apucarana, Jataizinho, Rolândia, Cambé, Assaí e Antonio Mártire.

A velocidade e finalização das obras de melhorias ocorrerão de acordo com o tempo. Caso chova, o andamento das benfeitorias será mais lento e, consequentemente, demorará mais para serem concluídas.

Microrrevestimento asfáltico
– É uma técnica de recapeamento asfáltico mais rentável e eficiente, executada com a aplicação da mistura asfáltica a frio.

As ruas e avenidas de Ibiporã estão sendo recapeadas com a utilização deste método, por meio da contratação dos serviços prestados pelo Cindepar. O município de Ibiporã ingressou no Consórcio ano passado.  “A ideia do consórcio para os municípios é muito importante, pois agiliza o processo e a execução das obras de asfalto, além de barateá-las”, destaca o prefeito João Coloniezi.

Com o Consórcio, cada metro quadrado de asfalto custa entre R$ 5,50 a R$ 7,90 o metro quadrado aos cofres públicos; sem a parceria com o Cindepar o custo à Prefeitura seria de R$ 25 por m². A diferença de valores demonstra o benefício econômico que o Consórcio proporciona.

O Cindepar funciona desde 2013 e atende atualmente mais de170 municípios, dos quais mais de 70 já contrataram os serviços de recapeamento asfáltico pelo padrão do microrrevestimento.