Agricultura

Publicado em: 26/11/2018 12:02 | Fonte/Agência: Danilo Pomin - Núcleo de Comunicação Social/PMI

Emater e Prefeitura de Ibiporã realizam Seminário Renda + Sutentabilidade

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), em parceria com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), e o Comitê da Rede de Articulação Sobre Agrotóxicos promoveram na última sexta-feira (23) um seminário de boas práticas agrícolas com o tema Renda + Sustentabilidade.

O evento foi realizado no Cine Teatro Pe. José Zanelli e contou com o apoio do Ministério Público, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. Também coparticiparam da organização a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Instituto Ambiental do Paraná (Iap), Vigilância Sanitária de Ibiporã (Visa) e Samae.

Na programação do seminário esteve a palestra
da promotora de justiça da 2ª Promotoria de Ibiporã, com atribuições na área ambiental, Révia de Paula Luna, que falou sobre as ações de prevenção e redução de danos; do engenheiro agrônomo da Adapar, André Albanese; do secretário municipal de Agricultura, João Odair Pelisson; do engenheiro agrônomo da Emater, Renan Ribeiro Barzan; que abordou a atuação da Emater em Ibiporã, do engenheiro agrônomo, Antônio C. Rebeschini; sobre a aplicação de agrotóxicos “Sem Deriva”; do engenheiro agrônomo, Reginaldo N. dos Santos, que palestrou sobre Técnicas do Manejo Integrado de Pragas e Doenças; e do engenheiro agrônomo, Nelson Harger.

Ao final os presentes participaram de debates com os engenheiros agrônomos Renan Barzan e Helio da Silva, diretor de Meio Ambiente da SAAMA. O prefeito João Toledo Coloniezi esteve no evento onde discursou sobre os investimentos do município na parte da conservação das estradas rurais, bem como sobre as ações da SAAMA. João aproveitou para apresentar a frota de maquinários da Prefeitura voltada para atender aos agricultores municipais.