Saúde

Publicado em: 13/12/2018 19:00 | Fonte/Agência: Danilo Pomin - Núcleo de Comunicação Social/PMI, com informações da Secretaria de Saúde do Paraná

Três Unidades de Saúde de Ibiporã são certificadas com Selo Prata de qualidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã recebeu na última terça-feira (11), em Curitiba, das mãos do Secretário Estadual de Saúde, Antônio Carlos Nardi, o título de Selo Prata, que contempla as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que são exemplo na qualidade à Atenção Primária. Três unidades receberam a certificação, sendo a do Jardim Pérola, do Conjunto Henrique Alves Pereira – Serraia e a do Jardim Bom Pastor.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Andrea Stroka, estas certificações vêm acontecendo desde 2014. “A gestão assumiu com três unidades certificadas com o Selo Bronze, e, após, continuidade com muito trabalho em busca da melhoria da qualidade dos serviços, conseguimos premiar todas as nove unidades com o Selo Bronze”, destacou.

“No entanto, nosso objetivo não é parar com esse processo de avanço da qualidade da saúde prestada. Cada selo (bronze, prata e ouro) têm diferentes exigências a serem cumpridas pela equipe da Atenção Primária, desde a segurança do usuário e equipe, até os processos de trabalho, fluxos e protocolos, impactando na melhoria do cuidado e indicadores de saúde”, complementou Stroka.

Para a secretária, o importante é o que vem além da premiação. “É o caminho que se percorre até o título, através da mudança de comportamento da equipe e gestão. Chegar ao Ouro é nosso objetivo, pois, não podemos parar de diariamente fazer parte da construção e fortalecimento de um SUS cada vez melhor, seguindo seus princípios e diretrizes”, apontou Andrea Stroka.

O programa

Para receber a certificação, as unidades devem cumprir uma série de ações que comprovem o compromisso de investir na melhoria da qualidade das atividades desenvolvidas. Os selos são divididos em quatro categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante, que variam de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos. O programa já tem adesão de 356 municípios paranaenses e 1.110 unidades de saúde em processo de tutoria.

Como ressalta o secretário de Saúde, o programa estabelece uma avaliação rigorosa de mais de 100 itens de qualidade, desde aspectos físicos e estruturais até rotinas de trabalho. Para o secretário, a certificação é uma forma de envolver as equipes de saúde de atenção básica no trabalho em busca da excelência no atendimento.

“A tutoria é um compromisso de melhora assumido pelas equipes e gestores que tem reflexo direto na qualidade de nossas unidades de atenção básica. Temos de parabenizar o empenho e a dedicação dessas equipes que tanto de esforçaram para alcançar hoje os selos de qualidade”, disse o secretário.

A tutoria

Através do programa de tutoria, as unidades de saúde dos municípios recebem apoio dos técnicos das regionais de saúde para implementar modelos de atendimento que priorizem o cuidado integral aos usuários do sistema público de saúde.

Cada unidade é convidada e capacitada para fazer a autoavaliação dos seus serviços e identificar pontos de melhoria. Essa avaliação serve como base para a elaboração de um plano de ação para a correção das deficiências identificadas.

Ao final do processo, há uma avaliação externa que confere se as unidades conseguiram atingir o grau de qualidade esperado. Se as metas foram alcançadas, a unidade recebe o selo.

Cada um dos níveis de certificação envolve a avaliação de diversos itens, entre eles elementos da estrutura física da unidade, identificação de espaços, processos de trabalho e atendimento à população.