Assistência Social

 

Publicado em: 14/12/2018 15:01 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Apresentações encerram oficinas do CCI


Whatsapp

 

Apresentações encerram oficinas do CCI Alunos da oficina de música apresentam-se para os frequentadores do CCI

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) Abílio de Paula realizou na tarde desta quarta-feira (12) o encerramento das oficinas de artesanato, capoeira/alongamento, “jornal falado”, psicologia, música e teatro desenvolvidas durante o ano com 130 idosos. Os frequentadores apresentaram uma pequena amostra do que foi realizado ao longo do ano.


Também foi realizada a entrega de certificados e exposição das esculturas produzidas por 14 mulheres que participaram da oficina “Arte dá vida”, ministrada pelo artista plástico rolandense Edson Massuci. Durante quatro meses as mulheres participaram do projeto social da cooperativa de crédito Sicoob, que consiste na criação de esculturas utilizando a técnica francesa do papier e collé, com jornal e cola, além de tecido resinado. As obras abordam o universo feminino, apresentando diferentes papéis da mulher na sociedade. “Muitas delas quando chegaram à primeira aula se diziam incapazes. Agora, no encerramento do curso, estamos com estas belas obras. A esta altura da vida é muito importante para os idosos aprender algo novo, para o desenvolvimento das habilidades motoras, a socialização”, ressaltou Massuci, que desenvolve há 12 anos este projeto.

 


Participante da oficina, a aposentada Diva Bernardino confeccionou várias esculturas, dentre elas uma florista e uma Santa Diva. “É uma terapia maravilhosa, você viaja na criação, além de interagir com as colegas”, comentou. “Amei participar desta oficina. Aprender algo novo, receber um certificado a esta altura da vida, é muito gratificante”, comentou a aposentada Albina Teixeira dos Santos.

 


De acordo com a coordenadora do CCI, Sandra Cristina Mendes, a participação dos idosos em oficinas é muito importante para o desenvolvimento bio-psíquico social dos mesmos. “As oficinas são importantes para o desenvolvimento físico, o empoderamento, socialização, acesso aos direitos, o resgate das histórias que eles trazem”, ressaltou Sandra.

 


O CCI informa que as atividades serão retomadas em fevereiro.