Educação

Publicado em: 14/12/2018 18:49 | Fonte/Agência: Danilo Pomin - Núcleo de Comunicação Social/PMI

Proerd forma 599 alunos na edição 2018

Mais um expressivo número de crianças e adolescentes de Ibiporã recebe orientações quanto às armadilhas que as drogas, lícitas e ilícitas, e a violência oferecem diariamente. Quinhentos e noventa e nove alunos dos quintos anos de 14 escolas municipais receberam o certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na última quinta-feira (13).

O programa, que chega à sua 17ª edição, é realizado pelo Comando do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitário da Polícia Militar, juntamente com a Prefeitura do Município de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

A cerimônia contou com a presença do prefeito João Toledo Coloniezi; da secretária municipal de Educação, Margareth Coloniezi; da secretária de Esportes, Cláudia Guandalini; da secretária de Tecnologia da Informação, Janaine de Brito; do secretário de Administração, Marcos Mártire; do presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), José Vilande Neto; além dos vereadores Zezinho da Estoril, Miro Despachante, Professor Abreu, Kleber Machado, Rafael da Farmácia e Mari de Sá.

O comandante da 4ª CIA de Patrulha Escolar Comunitária de Londrina, capitão Josmar Francisco Moreira; que coordena o projeto na região; o comandante do 2º Pelotão da 3ª CIA da Polícia Militar, tenente Renan Taguchi; e os instrutores do Proerd, soldados Fernando Bento Bispo e Luana Alves Vieira, também estiveram no evento.

Margareth deixou uma mensagem especial aos alunos, uma vez que juntamente com a formatura do Proerd, também acontecia a formatura dos quintos anos, visto que em 2019 os alunos passam a frequentar a Rede Estadual de Ensino. “É com a voz embargada de emoção que eu digo: vá sempre em frente, não parem de estudar, se previnam na vida, não caiam na conversa de qualquer pessoa, lembrem-se dos ensinamentos dos PMs Fernando, Silvia e Luana, dos ensinamentos dos seus professores e, principalmente, do ensinamento dos seus pais”, disse.

O prefeito destacou o quanto é importante a atuação do Proerd na vida dos jovens ibiporaenses. “O Proerd é uma disciplina a mais no currículo de formação dos nossos jovens, que ensina a ter respeito, a viver em comunidade respeitando os direitos dos nossos semelhantes. Então, essa disciplina ofertada pela nossa Polícia Militar contribui e muito para a formação cidadã dos nossos alunos. A missão até aqui está completa, pois, entregamos vocês preparados à Rede Estadual de Ensino, que também está preparada para recebê-los com o mesmo carinho e atenção que demos a vocês”, destacou.

Durante o projeto, os alunos tiveram que produzir uma redação contando o que aprenderam, e a melhor de cada escola foi eleita para receber uma premiação do Programa, com direito à medalha. Os alunos foram chamados à frente para receber das mãos das autoridades a lembrancinha do Proerd. Ao final todos os alunos fizeram o juramento de comprometimento a se manter longe das drogas e da violência e dançaram junto com o mascote do Programa, o leão Daren.

Formatura dos quinto anos

Logo após a cerimônia do Proerd, deu-se início à formatura dos quinto anos, que também rendeu apresentações e homenagens aos alunos. No encerramento, todos receberam o certificado de conclusão do Ensino Fundamental I.