Saúde

Publicado em: 17/12/2018 12:23 | Fonte/Agência: Danilo Pomin - Núcleo de Comunicação Social/PMI

UBS do San Rafael realiza último encontro do ano do Grupo de Gestantes Doce Espera

O Grupo de Gestantes Doce Espera, que é comandado pela equipe de enfermeiros e auxiliares da Unidade Básica de Saúde Dr. Mauro Fel Filgueiras, localizada no Jardim San Rafael, realizou na última sexta-feira (14) o seu último encontro do ano de 2018, que ocorreu na Paróquia do bairro.

Atualmente, pouco mais de 70 futuras mamães são atendidas pela UBS, que contempla os moradores do San Rafael, Terra Bonita, Jardim Santa Paula e parte da Vila Romana, onde elas recebem orientações sobre a gestação, como os cuidados especiais durante a gravidez, aspectos psicológicos, nutrição, preparação para o parto, aleitamento materno, cuidados com o bebê, planejamento familiar, entre outros assuntos.

De acordo com a enfermeira que acompanha os encontros, Juliana Stuqui Mastine, este último também objetivou fazer um balanço sobre a trajetória do projeto durante o ano. “Neste encontro discutimos como foram nossas reuniões em 2018. Procuramos saber sobre a opinião delas, o que elas gostariam de ouvir, além do que precisamos melhorar e o feedback do que também foi bom”, destacou.

Já a auxiliar de enfermagem, Roberta Paulino Figueiredo, apontou que diversos agentes ligados à área da Saúde participam constantemente no projeto. “Nós fazemos sempre reuniões mensais e cada dia é um tema. Temos a participação de dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, ou seja, um pouquinho de cada área, mas sempre em cima dos temas da gestação”, apontou.

Nos encontros é oferecida alimentação às participantes, na qual a Prefeitura do Município de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, fornece frutas. Os funcionários da UBS também se reúnem para agradar às gestantes ora com um bolo, ou com outro tipo de alimento complementar. Há também o sorteio de brindes como forma de incentivar as mamães a participarem do Grupo. Em janeiro de 2019 a UBS retorna as atividades.