APMIF

Publicado em: 19/12/2018 17:36 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

91 alunos participam da noite de formatura da Esforci

A noite foi de gala para os alunos da Escola de Formação e Cidadania (Esforci) - Ensino Profissionalizante, da Associação de Proteção à Maternidade Infância e Família (APMIF). Noventa e um jovens receberam, na noite da última terça-feira (18), o certificado de conclusão do Curso Básico de Auxiliar Administrativo. A cerimônia de formatura foi realizada no Cine Teatro Padre José Zanelli.

A solenidade contou com a presença do prefeito João Toledo Coloniezi, da primeira-dama e secretária de Educação, Margareth Coloniezi, do vice-prefeito Beto Baccarim, e da esposa e presidente de honra da APMIF, Toninha Gobbi Baccarim, dos vereadores Miro Despachante e professor Abreu - representando o Poder Legislativo, da presidente da APMIF, Maria da Graça Keller Botti, da coordenadora da APMIF e da Esforci, Ieda David Bacarin, além de familiares e amigos dos formandos. A noite contou com inúmeras homenagens, além de depoimentos sobre a experiência dos adolescentes aprendizes pela Esforci.

Os alunos Pedro Kenji Niwa Silva, João Pedro Serigioli Bolteri e Deny Bispo Rodrigues Junior foram premiados por serem os destaques do ano letivo 2018 ficando com as maiores médias de notas. Os formandos também homenagearam a presidente da APMIF, a secretária de Educação e a coordenadora da APMIF e da Esforci com flores. Aos professores também renderam homenagens e lembrancinhas. A diretora do Esforci, Marta Fonseca, não ficou de fora das homenagens, sendo reconhecida em discurso feito pela coordenadora Ieda Baccarim.

O final do cerimonial foi marcado pela entrega oficial dos certificados, bem como pela apresentação de um vídeo com a retrospectiva fotográfica do curso.

Cursos

Na Esforci são atendidos adolescentes de 14 a 23 anos, para os quais são oferecidos os seguintes cursos: Básico de Auxiliar Administrativo, Aprendizagem de Auxiliar Administrativo (Adolescente Aprendiz) e Aprendizagem de Auxiliar de Linha de Produção (Jovem Aprendiz) ministrado pelo Senai/Londrina em parceria com a APMIF. O primeiro oferece formação básica com duração de um ano e carga horária de 200 horas distribuídas de terça a quinta-feira. Neste, são trabalhados temas relativos à formação básica de auxiliar administrativo conforme necessidades levantadas junto às empresas parceiras que receberão futuramente os alunos, na condição de aprendiz. Dentre as disciplinas ofertadas estão: Português, Matemática, Administração, Saúde e Segurança no Trabalho, Ética e Cidadania, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Relacionamento Interpessoal.

O curso de Aprendizagem de Auxiliar Administrativo prepara o adolescente aprendiz que é encaminhado para o mercado de trabalho. Este tem duração de 23 meses. No primeiro mês os jovens recebem formação intensiva, sendo ministradas aulas que os preparam para o trabalho no qual serão inseridos, e nos 22 restantes o adolescente aprendiz desenvolve a formação prática no setor administrativo na empresa que possui contrato de trabalho firmado. Uma vez por semana participa de formação teórica continuada na Escola de Formação e Cidadania.

A Esforci possibilita o desenvolvimento integral do adolescente por meio do conhecimento preparando-o não somente para o mercado de trabalho, mas abrindo horizontes, oportunizando a vivência de valores humanos, respeitando as condições do educando e favorecendo assim, a autoestima e tendo como consequência, a integração social e o desenvolvimento profissional.