Publicado em: 07/01/2019 18:38 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Prazo para alistamento militar vai até o final de junho

Prazo para alistamento militar vai até o final de junho Como Ibiporã é município não tributário, jovens recebem CDI e prestam juramento à bandeira

O jovem que completa 18 anos em 2019, ou seja, nascido em 2001, deve fazer o Alistamento Militar até o último dia útil de junho. Em Ibiporã, os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2019 podem se alistar via internet, pelo endereço www.alistamento.eb.mil.br, inclusive aqueles com deficiência física ou mental. Para efetuar o cadastro online, o cidadão precisa apenas possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um endereço de e-mail ativo, para depois preencher os dados pessoais.

Para efetuar o cadastro online, o cidadão precisa apenas possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um endereço de e-mail ativo, para depois preencher os dados pessoais. Também é possível fazer o alistamento na Junta Militar, que funciona no piso térreo da Prefeitura. É necessário levar RG, CPF e um comprovante de residência. Caso o jovem não possua o documento, deve levar à Junta Militar a certidão de nascimento, comprovante de residência e um documento oficial com fotografia, como a carteira de identidade ou a carteira de trabalho. O alistamento presencial somente não será feito no período de 28 de janeiro a 11 de fevereiro, durante as férias do secretário da Junta Militar, Carlos Vinícius Gimenes.

Como Ibiporã é município não tributário, o jovem é dispensado da seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica), e recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Segundo Gimenes, em caso de dispensa, o alistado não precisa servir às Forças Armadas, mas fica à disposição do Ministério da Defesa até completar 45 anos, e poderá ser convocado em casos de calamidade pública ou mobilização nacional. "O CDI é um documento muito importante, pois sem ele o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos, como carteira de trabalho e passaporte, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino e até mesmo se inscrever ou assumir função pública ou cargo público", alerta Gimenes. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Alistamento Militar

Prazo: até 28 de junho

Onde: www.alistamento.eb.mil.br ou na Junta Militar (Prefeitura Municipal de Ibiporã-  Rua Padre Vitoriano Valente, 540 ). De segunda a sexta-feira, das 8 as 13 e das 14 às 17h

Mais informações: 3178-8416.