Publicado em: 10/01/2019 17:13 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

João Coloniezi inicia gestão à frente do Cispar

João Coloniezi inicia gestão à frente do Cispar João Coloniezi juntamente com Arildo de Camargo (Cispar) e Antonio Antonholi

O prefeito de Ibiporã, João Coloniezi, esteve em Maringá nesta quarta-feira (09) para iniciar os trabalhos à frente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar). Coloniezi assinou atas, documentos e fez o remanejamento de contas. O novo presidente do colegiado esteve acompanhado do secretário de Indústria e Comércio Antônio Antonholi, e do coordenador do Cispar, Arildo Aparecido de Camargo.

A nova diretoria do Cispar para o biênio 2019/2020 foi eleita no dia 18 de dezembro e contou com as presenças de representantes da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Conselho Nacional e Regional da Assemae, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAAE) dos municípios de Jaguapitã e Marechal Cândido Rondon. “Ibiporã assumiu a presidência do Consórcio porque o nosso Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) presta um serviço de saneamento básico de excelência à população.
“Através do Cispar temos representação política, uma vez que o órgão pode buscar nos governos estadual e federal mais recursos para as entidades autônomas de água e esgoto, porque o governo estadual, por exemplo, investe primeiramente nas suas empresas e não nos serviços autônomos como é o caso do nosso Samae. O Consórcio traz mais força política para nós”, expôs o prefeito João Coloniezi.

Atualmente 46 municípios estão associados ao Consórcio, que é um órgão que gerencia as ações de saneamento de administrações diretas e indiretas firmando convênios, contratos e acordos de qualquer natureza. O Cispar também atua como recebedor de auxílios, contribuições e subvenções sociais ou econômicas de outras entidades e órgãos do governo, tornando assim um facilitador da administração.

Através do Consórcio, o processo de compras de produtos e/ou serviços relacionados ao saneamento e água dos municípios é facilitado com a possibilidade de realizar compras em conjunto, o que é um fator decisivo para a economia das finanças das cidades. O Cispar constantemente também oferece capacitação e treinamento técnico, fazendo com que a população seja beneficiada com serviços de qualidade. “O Samae, por exemplo, consegue economizar muito com a participação no Cispar. Os exames de análise da nossa água, que temos que fazer constantemente, ficam muito mais baratos através do Consórcio. Através das licitações compartilhadas estamos adquirido hidrômetros a preços menores”, complementou Coloniezi.

A entidade ainda presta assistência técnica e assessoria administrativa e jurídica, além de realizar, a baixo custo, de diversas análises de água e do esgoto de seus associados, objetivando mais uma vez oferecer qualidade de vida aos habitantes dos municípios agregados.