Saúde

Publicado em: 25/01/2019 18:42 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

Ibiporã passará a adquirir medicamentos específicos do Consórcio Paraná Medicamento

Em visita à sede do Consórcio Paraná Medicamentos, situado em Curitiba, o prefeito João Toledo Coloniezi conseguiu avanços no que se refere à compra de medicamentos específicos por Ibiporã. Segundo ele, alguns tipos de remédios não estão disponíveis na rede municipal de Saúde por conta da falta de fornecedor interessado no processo licitatório.

Ibiporã já adquire certos tipos de medicamento através do Consórcio, porém, o prefeito anunciou que passará a usar mais a ferramenta. “O processo para compra pelos municípios é dificultoso, demorado e, muita das vezes, sem resultado. Na última licitação houve vários itens classificados como desertos, onde nenhuma empresa teve o interesse em fornecer pelo preço em que o município poderia pagar, porém, o Consórcio consegue nos atender a esses preços estipulados, porque compram em grande quantidade. Então fomos à sede conversar sobre isso, para que eles ampliem a lista dos medicamentos, incluindo os que os municípios como Ibiporã não conseguem comprar”, afirmou o prefeito.

João Coloniezi também pediu para que fosse criada uma nova frente licitatória no Paraná Medicamentos, para a compra de materiais médicos, como luvas, seringas, álcool em gel, dentre outros normalmente conhecidos no meio da Saúde como mat-med. “Fizemos a inscrição do município de Ibiporã para fazer a aquisição desses materiais pelo Consórcio, o que facilitará o processo e irá garantir a continuidade dos serviços através de uma licitação mais barata e resolutiva. O Paraná Medicamentos congrega 396 municípios, então o poder de fogo dele é muito maior do que de uma prefeitura sozinha, como a de Ibiporã”, destacou.

Por se tratar de um órgão especializado nesse tipo de operação, o prefeito ainda salientou que até mesmo a entrega dos produtos passa a ser agilizada. “Como o Consórcio projeta a aquisição dos produtos para um ano inteiro, então fica tudo mais fácil, rápido e organizado. Nós compramos os medicamentos que o órgão já tem licitado. Isso evita, por exemplo, que nós venhamos a passar por dificuldades como a que estamos enfrentando, onde no pregão realizado no último dia 04 de janeiro não tivemos fornecedores habilitados para atender o município, ou seja, corremos o risco de ficar sem certos medicamentos”, explicou João.

A visita do prefeito ao Paraná Medicamentos fez parte da viagem que o mesmo realizou a Curitiba para acompanhar a posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Nestor Baptista, ocorrida na última quarta-feira (23).