Saúde

Publicado em: 12/02/2019 18:26 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

Cinco médicos passam a atender em Ibiporã através do Programa Mais Médicos

Já estão atendendo no município de Ibiporã cinco novos médicos contratados através do Programa Mais Médicos, que passam a compor o corpo profissional da Secretaria Municipal de Saúde, na Atenção Primária. O prefeito João Toledo Coloniezi, juntamente com a secretária da pasta, Andrea Stroka, e demais servidores, recepcionaram os novos profissionais.

De acordo com o prefeito João Coloniezi, essa é uma nova fase do Programa, que já acontecia no município. “O Programa Mais Médicos já é antigo e o que estamos conferindo é essa remodelação. Antes tínhamos médicos estrangeiros e hoje estamos recebendo cinco médicos brasileiros. A maioria é da nossa região e formados por aqui. Hoje é um dia de acolhida. Eles já estão trabalhando nas nossas UBS’s. Esse programa auxilia muito no município, porque fornece profissionais para a Atenção Primária e, com isso, completa o nosso quadro de médicos necessários para o atendimento básico”, explicou.

A secretária Andrea Stroka falou sobre a importância da vinda dos médicos para reforçar o atendimento aos munícipes. “Eles irão atuar nas UBS’s aonde vimos que havia uma maior necessidade em se ter um médico generalista e isso é de grande importância para nós, porque enquanto gestora da área da Saúde, sei da relevância que tem a atenção primária, que é soberana. Os médicos já estão trabalhando na Taquara do Reino, no Centro de Saúde, Jardim Kennedy e Jardim Pérola”, falou.

Em entrevista, o supervisor do Programa, o médico Carlos Takeo Okamura, elogiou a estrutura médica do município de Ibiporã, a qual os seus supervisionados terão à disposição. “Tenho um respeito grande pela atuação da gestão municipal, pelo o que o próprio prefeito tem investido na atenção primária em Saúde. Vejo a infraestrutura preservada e a gestão do atendimento inicial sendo feita de uma forma bastante apropriada. Conheço vários municípios da região e realmente vejo com bons olhos o desempenho da atenção primária em Ibiporã. Com certeza quem sai ganhando com tudo isso é a população”, destacou.

O Programa Mais Médicos é desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com os municípios associados, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Há um período de permanência dos médicos em Ibiporã durante o Programa, onde mais da metade dos problemas de saúde são resolvidos.