Obras

 

Publicado em: 13/02/2019 15:30 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Prefeitura busca soluções para melhoria do sistema de drenagem pluvial


Whatsapp

 

Prefeitura busca soluções para melhoria do sistema de drenagem pluvial Equipe da Prefeitura recebe engenheiro do Águas Paraná

 

Com o objetivo de buscar alternativas para solucionar o problema da drenagem das águas pluviais em alguns pontos de Ibiporã, o governo municipal recebeu na última quinta-feira (07) a visita do engenheiro do escritório regional de Maringá do Instituto das Águas do Paraná, Renato Antonio Dalla Costa. À convite do vice-prefeito Beto Baccarim, o profissional, especialista em gerenciamento de bacias hidrográficas e controle de cheias, prestará uma consultoria técnica ao município.

 


Na ocasião, o engenheiro foi recebido pelo prefeito João Coloniezi, o vice, Beto Baccarim, os secretários de Obras, Alexandre Ferreira, Planejamento, José Roberto de Oliveira, o diretor da Secretaria de Obras, José Camilo de Souza Santos, o diretor presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Edivaldo de Paula, e o arquiteto da Secretaria de Planejamento, Marcelo Pelisson.


O engenheiro explicou que alterações climáticas e na ocupação do solo contribuíram para o problema de enchentes e alagamentos. Por conta de novos hábitos da população houve uma mudança na ocupação dos solos. As tubulações foram projetadas nos anos 70, 80, e agora como os terrenos estão mais impermeabilizados acabam aumentando a concentração de água das chuvas.


Além de apresentar casos e soluções elaborados para alguns municípios, o engenheiro juntamente com a equipe da Prefeitura visitaram algumas áreas que alagam quando chove muito, como a Avenida Londrina, no Jardim San Rafael, Rua Alberto Spiacci (no ponto conhecido como Chácara do Birelo), Rua Paulo Magri e Jardim John Kennedy. “Temos alguns pontos críticos em nosso município que precisam ser solucionados, pois impactam na qualidade de vida da população. Vamos utilizar a expertise do Renato para pensar em uma solução duradoura”, explicou Baccarim.


O prefeito ressaltou a importância do estreitamento das relações com um órgão regulador. “O município possui um bom corpo técnico de engenheiros, arquitetos, para tratar a questão da drenagem e manejo das águas pluviais. Mas o Águas Paraná é um órgão regulador, que possui dentre as suas atribuições a execução de serviços técnicos de engenharia para controle de problemas de erosão, cheias e inundações, e será muito importante contar com este subsídio na elaborações de soluções compatíveis com a nossa capacidade de realização”, finalizou João Coloniezi.

 


Imagens