Educação

Publicado em: 25/02/2019 18:23 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

Professora da Rede Municipal recebe prêmio por projeto sobre o Aquífero Guarani

Na última sexta-feira (22), a professora Josilaine Amancio Corcóvia, da Escola Municipal Profª Vera Lúcia P. Casagrande, localizada no Conjunto Henrique Alves Pereira, recebeu o prêmio de primeiro lugar no Projeto Pingo D'àgua do (Consórcio Intermunicipal para a Proteção Ambiental do Rio Tibagi (Copati) pelo desenvolvimento do projeto "Aquífero Guarani, um tesouro escondido".

No ano de 2018, a professora, que é mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), desenvolveu um trabalho com seus alunos do 4º ano sobre o aquífero Guarani. O trabalho teve duração de aproximadamente nove meses, onde os alunos tiveram a oportunidade de realizar atividades de campo, como visita ao Samae, construção de maquetes, apresentação teatral para outras escolas municipais e criação de paródias.

O trabalho resultou na confecção de um livro escrito pelos próprios alunos sob a orientação da professora, o qual foi publicado com o apoio de parceiros da escola e lançado em dezembro de 2018.

A ideia do projeto "Aquífero Guarani, um tesouro escondido" surgiu com a identificação de que os alunos não sabiam de onde vinha a água que consomem diariamente. Este foi o ponto de partida para que ela e as crianças se aprofundassem no assunto.

Durante a produção do livro, os alunos viram imagens de satélite e realizaram, inclusive, visitas ao local onde fica a captação do Aquífero Guarani, que é uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo. Eles também realizaram entrevistas com os profissionais do Samae.

O trabalho dos estudantes percorreu desde a descoberta do aquífero, como funciona a perfuração e o que é necessário para a água chegar limpa à torneira de todos. O trabalho todo durou cerca de nove meses e culminou com a impressão de 80 exemplares do livro. Uma noite de autógrafo foi organizada para que os alunos pudessem apresentar o trabalho principalmente aos seus familiares.

O livro foi patrocinado pela empresa DRZ, Kurica Ambiental e Sucatão. No dia do lançamento oficial o diretor-geral da DRZ, Agostinho de Rezende, esteve presente no evento.

Programa de Educação Ambiental Pingo D`Água

O Programa, desenvolvido pelo Governo do Estado, através do Copati, foi idealizado para conscientizar professores, estudantes e a comunidade em geral sobre os cuidados com o meio ambiente. Ao todo 20 municípios banhados pela Bacia do Tibagi participaram do projeto, onde mais de 50 professores inscreveram seus projetos e 400 alunos enviaram materiais produzidos. Os vencedores do Programa foram premiados com um notebook e os alunos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar ganharam uma bicicleta.