Publicado em: 12/04/2019 19:49 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Alunos da Taquara do Reino iniciam atividades do “A União Faz a Vida”

Para marcar o início das atividades do programa “A União Faz a Vida”, da instituição financeira cooperativa Sicredi União PR/SP, alunos da Escola Municipal Presidente Marechal Humberto Castelo Branco e do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Preciso Tesouro, na Taquara do Reino, realizaram uma atividade de sensibilização sobre o tema meio ambiente. Eles fizeram uma caminhada pelas ruas do bairro e entregaram aos moradores informativos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) sobre a importância de se economizar a água e a separação e descarte correto do lixo, além de panfletos com orientações sobre a dengue.

O evento contou com as presenças do prefeito João Coloniezi, da secretária de Educação Margareth Coloniezi, representantes da agência Sicredi de Ibiporã, assessoras da Educação e direção, professores, educadores infantis e alunos das instituições.

A metodologia do Programa "A União faz a vida" propõe um conhecimento sistematizado tendo a comunidade como aliada em todo o processo, de forma articulada com os conteúdos curriculares que é o ponto de partida para o desenvolvimento da metodologia. Os alunos são incentivados a ter mais interesse pelo conhecimento, tornando-se protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, o programa é apresentado aos gestores e diretores de escolas públicas ou privadas, que recebem capacitação para aplicar o método.

O trabalho é feito por meio de expedição investigativa, pesquisa, relatos, rodas de conversa, entre outros métodos de aprendizagem, quase sempre com o envolvimento da família e da comunidade, que despertam o interesse dos alunos para adquirir novos conhecimentos. Por fim há o evento de culminância, em que são apresentados os resultados dos trabalhos realizados a longo do ano.

Em Ibiporã, o "Programa A União Faz a Vida" é desenvolvido em todas as 28 instituições de ensino, atingindo cerca de 5.800 alunos, tanto da Educação Infantil como do Ensino Fundamental, e mais de 200 professores.