Publicado em: 15/04/2019 19:18 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Alunos da Rede Municipal arrecadam seis meses de leite para o Cristo Rei

Alunos da Rede Municipal arrecadam seis meses de leite para o Cristo Rei Ação solidária envolveu todas as 28 instituições de ensino de Ibiporã

Cooperação, cidadania e solidariedade. A Rede Municipal de Ensino de Ibiporã novamente se mobilizou em prol de uma ação solidária, por meio do programa “A União Faz a Vida”, realizado em parceria com a Cooperativa Sicredi União PR/SP, e arrecadou três mil litros de leite integral para o Hospital Cristo Rei de Ibiporã (HCR). A entrega ocorreu na última sexta-feira (12), no auditório dos pioneiros, localizado na Secretaria Municipal de Educação, e contou com as presenças de secretários municipais, assessores da Secretaria Municipal de Educação, representantes do Sicredi, do HCR, e diretores, coordenadores e um aluno de cada uma das 28 instituições de ensino que participaram da campanha, realizada entre os dias 21 de março e 5 de abril.

Agradecendo a mobilização de todos, a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, ressaltou a importância do envolvimento dos alunos em ações solidárias. “A nossa gratidão é enorme, tanto com a rede de educação, que providenciou esta campanha junto com o hospital, mas também com os pais, que entenderam a dimensão do gesto e se dispuseram a colaborar. É um momento abençoado, de formação de valores nestas crianças, porque aprendem desde pequenas que fazendo a sua parte, colaborando com o mínimo que tenham, quando juntas tornam-se grandes e fazem a diferença”,  comentou Margareth. “Quando distribuímos amor, recebemos amor. Parabéns a todos os que se dispuseram a fazer acontecer este projeto”, acrescentou o chefe de gabinete Paulo Zapparoli.

Ao enfatizar que Ibiporã é referência nacional na aplicação do projeto de responsabilidade social, o gerente da agência Sicredi em Ibiporã, Alan Brindarolli de Lima, agradeceu o empenho de todos em mais uma ação solidária. “A palavra hoje é gratidão. Estamos muito satisfeitos em constatar que o “União Faz a Vida” está cumprindo o seu propósito de auxiliar na formação de cidadãos mais colaborativos e compromissados com o bem comum”, disse Lima.

No ano passado, os alunos arrecadaram uma grande quantidade de material de limpeza e higiene que foram doados ao Cristo Rei e ao Lar Padre Leone (asilo).

O interventor do HCR, Ralph Barbosa, destacou que a quantidade de leite arrecadada suprirá as necessidades do hospital por seis meses, visto que a unidade consome mensalmente de 450 a 500 caixas de leite integral.  “Quando pessoas e entidades unem forças, o resultado não pode ser outro. A secretária Margareth Coloniezi e a direção do Sicredi estão de parabéns pela iniciativa. Não posso deixar de agradecer ainda aos professores envolvidos nas salas de aula e as crianças, que aprendem desde cedo que doar faz bem”, concluiu Barbosa.

“A União Faz a Vida”

Em Ibiporã, o "Programa A União Faz a Vida" é desenvolvido em 28 escolas, atingindo cerca de 5.800 alunos, tanto da Educação Infantil como do Ensino Fundamental, e mais de 200 professores.  A proposta é disponibilizar metodologia prática em que os alunos são incentivados a ter mais interesse pelo conhecimento, tornando-se protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, o programa é apresentado aos gestores e diretores de escolas públicas ou privadas, que recebem capacitação para aplicar o método. Após essa fase, é hora de aplicar o programa na prática, com o envolvimento dos alunos, que definem a temática a ser trabalhada e que estejam de acordo com o conteúdo das disciplinas.

O trabalho é feito por meio de expedição investigativa, pesquisa, relatos, rodas de conversa, entre outros métodos de aprendizagem, quase sempre com o envolvimento da família e da comunidade, que despertam o interesse dos alunos para adquirir novos conhecimentos. Por fim há o evento de culminância, em que são apresentados os resultados dos trabalhos realizados a longo do ano.