Publicado em: 03/05/2019 20:59 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Biblioteca Pública Municipal será revitalizada

Biblioteca Pública Municipal será revitalizada Biblioteca Pública Municipal de Ibiporã, localizada na área central

Fim do impasse. Após 10 anos fechada, a Prefeitura Municipal de Ibiporã anunciou nesta quinta-feira (02) o início das obras de revitalização da Biblioteca Pública Municipal, localizada no centro da cidade, e que estava interditada desde outubro de 2009.

Acompanhado de secretários, do procurador geral do município, Jordan Rogatte de Moura, e de vereadores, o prefeito João Coloniezi detalhou em entrevista coletiva o acordo firmado entre o Município, a construtora responsável pela obra, e três agentes públicos, colocando fim ao imbróglio judicial.

Concluído no final de 2008, o espaço funcionou por cerca de seis meses e foi interditado pela Defesa Civil após fortes chuvas, em outubro de 2009. As calhas não suportaram a vazão de água e infiltrações tomaram conta do prédio, derrubando tetos de gesso, danificando instalações e equipamentos e  comprometendo paredes de gesso acartonado.

Desde então, a Biblioteca Pública Municipal funciona em um prédio alugado na Rua 19 de Dezembro, 1.085. O Município já gastou R$223 mil com a locação do espaço.

Segundo de Moura, em julho de 2010 o Município propôs uma ação civil de improbidade administrativa contra a empreiteira e três agentes públicos. Defendendo-se, a empresa alegou falta de manutenção da prefeitura no sistema de escoamento pluvial. Com o tempo e sem manutenção, o prédio foi se deteriorando chegando a ser alvo de vandalismo e passou a ser utilizado por usuários de drogas. “O impasse se arrastou por todos estes anos até que no final de 2018 a Prefeitura, por meio da PGM, tomou a iniciativa de chamar as partes para um diálogo a fim de formular um acordo judicial objetivando a reforma do prédio. O acordo passou pelo crivo do Ministério Público, que é uma instituição fiscalizadora, e foi homologado no final de abril pelo juiz substituto da Vara da Fazenda Pública de Ibiporã, João Henrique Coelho Ortolano”, explicou o procurador.

O prazo acordado pelas partes para a recuperação do prédio é de seis meses, e já começou a contar. “À empresa caberá a parte de engenharia, ficando sob sua responsabilidade fazer readequações no telhado, mudando a sua inclinação, que será elevado, e o aumento do dimensionamento das calhas, melhorando a captação da água da chuva. O município executará os serviços de limpeza, paisagismo, colocação de nova fiação, troca de gesso, muro, piso”, comentou o secretário de Obras, Alexandre Ferreira. Na quinta-feira servidores da pasta já fizeram a roçagem em frente ao prédio e retiraram alguns entulhos.

O prefeito comemorou o fim do impasse. “Trata-se de um dia histórico para Ibiporã. É com alegria que anunciamos o início da revitalização deste importante espaço cultural, localizado no centro da cidade, e há muito reivindicado a sua reabertura pela população. O projeto é que esta biblioteca tenha um conceito moderno, com acervo de livros, DVDs, audiolivros e atividades associadas a esses acervos, além de internet gratuita, promovendo a inclusão digital dos munícipes”, ressaltou João Coloniezi.

O secretário de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio, acrescentou que a equipe da pasta fez um estudo para que a Biblioteca Pública, que integra o Complexo Cultural, Turístico e Artístico de Ibiporã, formado pela Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, Cine Teatro Padre José Zanelli, Ceforma (Escola de Música) e Secretaria de Cultura e Turismo e Museu Histórico e de Artes de Ibiporã  (MHAI), seja um espaço multifuncional. “Por ser uma construção grande, a ideia é este prédio abrigue não apenas o acervo da biblioteca, mas ofereça um espaço para restauração de livros, uma sala de eventos com auditório e um café”, concluiu o secretário.