Saúde

 

Publicado em: 08/05/2019 17:57 | Fonte/Agência: PMI

Vacina contra a Febre Amarela segue disponível em todas as UBSs


Whatsapp

 

Vacina contra a Febre Amarela segue disponível em todas as UBSs Confira sua carteira de vacinação

O Paraná é um dos estados com recomendação permanente de vacinação contra a febre amarela. A vacina é indicada para crianças a partir dos nove meses e adultos até os 59 anos. "É necessária apenas uma dose da vacina, independente de quando tomou, para garantir a imunidade por toda a vida. A recomendação anterior previa que a dose contra a febre amarela deveria ser aplicada a cada dez anos. No entanto, desde abril do ano passado, a recomendação do Ministério da Saúde é de dose única durante toda a vida", explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Vanessa Cristina Luquini. 


O alerta principal é para pessoas que residem em áreas de matas e rios ou que fazem atividades como trilhas, pesca e acampamentos. Quem for visitar esses locais, deve procurar a unidade de saúde pelo menos 10 dias antes da viagem. Esse é o tempo necessário para garantir a devida imunização contra a doença. 


Para se imunizar é necessário levar um documento de identidade e cartão de vacinação. Segundo Vanessa, quem perdeu o comprovante ou o sistema da UBS não conseguir recuperar o histórico de vacinação pode se imunizar para garantir a proteção contra a doença.


Para gestantes, mulheres que amamentam, crianças até 9 meses de idade, adultos maiores de 60 anos, pessoas com alergia grave a ovo ou imunodeprimidos a recomendação é que só sejam vacinados com indicação médica. A vacinação contra febre amarela impede a doação de sangue por um período de quatro semanas.  As pessoas devem realizar a doação de sangue antes da vacinação para manutenção dos estoques de hemocomponentes.

 

Segundo o último boletim epidemiológico da doença divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado do Paraná no dia 17 de abril, No período de 01/07/2018 a 16/04/2019 foram notificados 369 casos, sendo 15 confirmados e 85 em investigação. O primeiro óbito por febre amarela ocorreu em 06/03/2019, tendo como município de residência e local provável de infecção o município de Morretes.