Publicado em: 13/05/2019 14:01 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Prefeitura executa recape asfáltico no Jardim Éden

Prefeitura executa recape asfáltico no Jardim Éden Todo o bairro está recebendo o recape asfáltico

Dando continuidade às obras de melhorias viárias nos bairros de Ibiporã, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, iniciou recentemente as obras de recape asfáltico no Jardim Éden. Todo o bairro está recebendo a intervenção com o micropavimento. Além da melhoria na pavimentação, estão sendo executados os serviços de tapa buraco, limpeza de vias, podas de árvores e desobstrução de bocas de lobo. A previsão é que o recape seja concluído esta semana.

A Secretaria de Obras também já iniciou a limpeza das vias do bairro vizinho, o Residencial do Lago, que também receberá o recape asfáltico, perfazendo um total de 18.441,00 m². Recentemente foi concluída a pavimentação do asfalto de todo o Residencial Terra Bonita, bairro que havia 20 anos não recebia melhorias.

O recape asfáltico destes bairros está contemplado no cronograma de pavimentação – divulgado pelo governo municipal no final de março - de várias ruas em 12 bairros de Ibiporã para os próximos seis meses. Segundo o Contrato de Rateio com o Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar), são 121.500 m² de recape, no valor de R$ 1.195.156,50. “É uma grande obra, com alto investimento, melhorando as condições de trafegabilidade, além de assegurar a segurança e conforto dos pedestres e motoristas”, enfatizou o prefeito João Coloniezi.

Mais de R$ 4 milhões em recape

Desde 2017, o governo municipal já recapeou mais de um milhão de m² de vias do município, totalizando investimentos de mais de R$4 milhões. No cronograma de obras foram contempladas tanto vias centrais como nos bairros. Reivindicações antigas dos moradores foram atendidas, como a Avenida Paraná, a Rua Porecatu, no Jardim San Rafael, Jardins John Kennedy, Santa Paula, Cinquentenário, Pedro Esplendor, Recanto Tibagi e Serraia.

Vias com tráfego mais pesado receberam tratamento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Já as ruas da maioria dos bairros estão recebendo o micropavimento, adquirido junto ao Cindepar. Esta técnica de recapeamento asfáltico é mais rentável e eficiente, sendo executada com a aplicação da mistura asfáltica a frio. Por conter polímeros em sua composição, o micropavimento impermeabiliza a via, aumentando a durabilidade do asfalto. Este pavimento que estamos fazendo em toda a cidade é para preservar nossa malha viária por cerca de oito anos”, assegurou o prefeito.

João Coloniezi acrescenta que a recuperação das vias por meio da contratação de serviços prestados pelo Cindepar é muito importante, “pois agiliza o processo e a execução das obras de asfalto, além de barateá-las.”