Educação

Publicado em: 15/05/2019 19:21 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI, com informações da SME de Ibiporã

Alunos do Mario de Menezes participam de roda de conversa com o prefeito João Coloniezi

Na manhã da última terça-feira (14), os alunos da Escola Municipal Prefeito Mario de Menezes participaram de uma roda de conversa com o prefeito João Toledo Coloniezi. Os alunos do 5º ano puderam conhecer um pouco sobre as rotinas de um gestor público municipal, dentro do tema “Democracia a favor do Povo”. O desenvolvimento do assunto abordou o conteúdo “Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário” de forma prática e que envolve efetivamente a comunidade escolar.

A atividade chamada de “Comunidade de Aprendizagem” está inserida no Programa A ”União Faz a Vida”, que é desenvolvido pela Prefeitura do Município de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Educação, e promovido pela cooperativa Sicredi União PR/SP. O projeto abrange a todas as escolas mantidas pelo município.

A metodologia do Programa propõe um conhecimento sistematizado tendo a comunidade como aliada em todo o processo, de forma articulada com os conteúdos curriculares, que é o ponto de partida para o desenvolvimento da metodologia.

Os alunos são incentivados a ter mais interesse pelo conhecimento, tornando-se protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, o programa é apresentado aos gestores e diretores de escolas públicas ou privadas, que recebem capacitação para aplicar o método.

O trabalho é feito por meio de expedição investigativa, pesquisa, relatos, rodas de conversa, entre outros métodos de aprendizagem, quase sempre com o envolvimento da família e da comunidade, que despertam o interesse dos alunos para adquirir novos conhecimentos.

O material coletado pelos alunos e professores é trabalhado ao longo do ano e, por fim, será apresentado em um evento de culminância – normalmente programado para acontecer no fim do ano letivo – em que são expostos os resultados dos trabalhos realizados.

Na ocasião do Mario de Menezes, a turma do 5º ano estava sob a regência da professora Ingrid Batista, sob assessoria da coordenadora do Programa, Luciene Pereira, além da assessoria pedagógica de Josilene Margonato. Os alunos também receberam o presidente da Câmara de Vereadores, Victor Divino Carreri, que também participou da roda de conversa. Segundo a escola, “a visita foi produtiva, pois, o prefeito e o vereador puderam esclarecer muitas dúvidas das crianças sobre as funções dos três poderes e sobre a administração dos recursos públicos”.

5º ano visita Câmara de Vereadores

No dia 25 de março a turma realizou uma expedição investigativa na Câmara de Vereadores de Ibiporã, onde os alunos foram recepcionados pelos vereadores José de Abreu e Maria de Sá, que explicaram sobre o funcionamento da Casa, funções dos vereadores e sanaram as dúvidas das crianças.