Publicado em: 20/05/2019 19:54 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Prefeitura firma parceria com a UEL em busca de mais eficiência na gestão pública Equipe do NIGEP reunida com secretárias de Assistência Social e Administração

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio das Secretarias de Administração e Assistência Social, está em processo de formalização de convênio com o Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (NIGEP) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A parceria, que se dará por meio de um Termo de Cooperação Técnica, irá permitir o mapeamento de processos, levantamento de informação e de custos, diagnóstico do Sistema de Compras Públicas e de indicadores como eficiência, eficácia e efetividade das políticas públicas. O objetivo é elaborar propostas, ideias e ajustes nos processos e procedimentos, que possam tornar o processo de compras mais ágil e transparente, dar efetividade às políticas públicas, visando atender acima de tudo a qualidade dos serviços prestados à população.

Os últimos detalhes da parceria foram acertados na sexta-feira (17) em reunião entre a equipe do NIGEP, representado pela coordenadora geral, Vera Suguihiro, os professores Sidnei Pereira do Nascimento e Saulo Amâncio Vieira, e a assistente social Maria Gorett Vitiello, e as secretárias de Administração, Daniela Dourado, e de Assistência Social, Lívia Suguihiro.

De acordo com Vera Suguihiro, o NIGEP é formado por professores mestres e doutores, alunos e pesquisadores - mestrandos e doutorandos - nas áreas de Economia, Administração, Contabilidade, Direito e Serviço Social, com especialidade na gestão pública. “Esta equipe interdisciplinar, de diferentes áreas do conhecimento, trabalhará em conjunto com os servidores da Prefeitura, no levantamento das informações. Como a metodologia de trabalho é de investigação e intervenção, à medida que formos diagnosticando, levantando os problemas, já proporemos a solução no conjunto do grupo, tanto dos servidores que estão diretamente vinculados àquela pasta, quanto na nossa equipe de alunos e professores”, explica a professora.

A coordenadora acrescenta que o Nigep possui desde 2017 uma parceria bem sucedida com a Prefeitura de Londrina. A consultoria foi responsável por agilizar em 30% o prazo médio de tramitação dos processos de compra, além de promover economia de cerca de R$ 8 milhões aos cofres municipais.

Para a secretária de Administração, a parceria será de fundamental importância na modernização do sistema de compras públicas. A universidade tem que ser um instrumento para buscarmos agilidade e eficiência, porque é isso que vai fazer com que possamos gastar menos, oferecendo mais e melhores serviços à população”, salientou Daniela.

“Com o diagnóstico a ser apresentado pelo Nigep, poderemos verificar se o Município está executando corretamente o Plano Municipal de Assistência Social, para que as políticas públicas cheguem a quem realmente precisa”, concluiu Lívia Suguihiro.