Saúde

Publicado em: 03/06/2019 13:39 | Fonte/Agência: De Caroline Vicentini. Núcleo de Comunicação Social/PMI. Com informações do Ministério da Saúde.

31 de Maio - Dia Mundial Sem Tabaco

31 de Maio é o Dia Mundial Sem Tabaco. A data, neste ano, busca conscientizar a população sobre o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre saúde pulmonar, além da importância dos pulmões na saúde geral das pessoas.

O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão, sendo responsável por mais de dois terços das mortes por essa doença no mundo. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, até o final de 2019, sejam registrados 31.270 novos casos de câncer de traqueia, bronquio e pulmão em decorrência do tabagismo, sendo 18.740 em homens e 12.530 em mulheres. O câncer de pulmão é o segundo mais frequente no país. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, mostram que 27.833 pessoas foram a óbito em 2017 devido a essa causa. Entretanto, as consequências dos cigarros não são apenas essas.

O número de mortes e internações é maior quando se considera que o tabagismo causa outras doenças. Segundo o INCA, em 2015, as mortes com relação direta ao uso do tabaco são: doenças cardíacas (34.999); doença pulmonar obstrutiva crônica – DPOC (31.120); outros cânceres (26.651); câncer de pulmão (23.762); tabagismo passivo (17.972); pneumonia (10.900) e por acidente vascular cerebral – AVC (10.812).

Grupos terapêuticos nas UBSs

Em Ibiporã, o governo municipal incentiva os cidadãos a abandonarem o tabaco a partir da formação de grupos terapêuticos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com atendimento gratuito. As reuniões são semanais e os grupos são acompanhados por uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas e assistentes sociais que utilizam materiais de orientação e tratamento, fornecidos pelo INCA/Ministério da Saúde.

São ofertados medicamentos como adesivos, pastilhas, gomas de mascar (terapia de reposição de nicotina) e bupropiona.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as reuniões serão retomadas no segundo semestre.

Se você deseja parar de fumar, vá até a UBS mais próxima de sua residência e deixe seu nome, endereço e telefone para contato.