Assistência Social

 

Publicado em: 18/06/2019 14:36 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

Desafios de envelhecer e o papel das políticas públicas são discutidos em Ibiporã


Whatsapp

 

Desafios de envelhecer e o papel das políticas públicas são discutidos em Ibiporã Conferência reuniu 160 pessoas, entre representantes da sociedade civil e do setor público

Com o tema “Os desafios de Envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), com o apoio da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, promoveu na última sexta-feira (14) a II Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Ibiporã.


A conferência ocorreu durante todo o dia no Centro de Convivência do Idoso Abílio de Paula (CCI) e contou com a participação de 160 pessoas entre idosos, representantes governamentais, das instituições de atendimento ao idoso, das associações civis comunitárias, entidades religiosas e delegados indicados nas pré-conferências realizadas no mês de maio.


O objetivo da conferência foi propiciar a reflexão e a discussão sobre os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa. Os trabalhos foram desenvolvidos em torno de sete eixos temáticos: Direitos Fundamentais na Constituição/Efetivação das Políticas Públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana: Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação de Políticas Públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.


A programação incluiu apresentações de canto e coral formado por idosos do CCI, palestra com a mestre em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mabel Mascarenhas, sobre o tema da conferência, discussão, apreciação e votação das propostas tiradas nas pré-conferências e eleição dos representantes titulares e suplentes de Ibiporã para a VII Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de agosto, em Curitiba.


Em sua fala, o prefeito João Coloniezi ressaltou o papel das conferências como espaços democráticos de direitos para reflexão, discussão e articulação de políticas públicas. “Muito se fala que nossa sociedade está envelhecendo. Dentro deste panorama, precisamos criar políticas públicas e alternativas de acolhida para estes idosos e os que virão. As conferências municipais são o fórum originário destas discussões, cujas propostas podem ser aprovadas na conferência nacional se transformarem em políticas públicas nacionais”, enfatizou Coloniezi.


A secretária de Assistência Social, Lívia Suguihiro, e a presidente do CMDI, Sandra Cristina Mendes, destacaram que apesar dos poucos anos de existência, o Conselho já obteve algumas conquistas. “Tivemos alguns avanços como a conquista da verba proveniente do Fundo Municipal da Pessoa Idosa para aquisição do tão sonhado aquecedor para a piscina do CCI. Apesar dos avanços, estamos aqui reunidos para exercitarmos, participarmos e sermos atores atuantes desse espetáculo na execução e formulação de propostas de ações para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da pessoa idosa em nosso município, desafiando o envelhecer no século XXI e colaborando com as políticas públicas em sua execução”, concluiu Sandra.

 

Propostas aprovadas:

 

 

Redução para 60 anos para gratuidade no uso do transporte Intermunicipal/ Municipal e ampliação na divulgação sobre os direitos de acesso dos idosos;


Aumento na quantidade de consultas nas especialidades médicas para diminuir o tempo de espera;


Implantação de centro dia no município;


Descentralizar o atendimento de SCFV – CCI para idosos (Regiões: Barra do Jacutinga, San rafel, Taquara do Reino, Bom Pastor, Agenor Barduco)