Saúde

Publicado em: 24/06/2019 15:02 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

Samu de Ibiporã conquista ambulância de suporte básico

Samu de Ibiporã conquista ambulância de suporte básico Unidade de Suporte Básico atende a casos de menor complexidade

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na semana passada uma ambulância de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os investimentos municipais na aquisição do veículo foram de R$225 mil. A unidade, que é tripulada por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem, se destina a atender os casos de menor complexidade. A USB é composta por 280 itens, entre eles freio ABS e airbag, além de GPS, rede de oxigênio fixa e portátil, desfibrilador, maca retrátil, pranchas, ampla classe de medicações e sistema elétrico para, se necessário, receber equipamentos de suporte avançado.

Com a aquisição, a base do Samu de Ibiporã, que funciona dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), passa a contar com duas ambulâncias de suporte básico e uma para o Transporte Emergencial Centralizado (TEC), utilizado para transportar os pacientes com menor gravidade. “O objetivo é substituir a ambulância que está atualmente em uso para deixá-la como reserva técnica. É imprescindível ter um equipamento reserva, pois este tipo de veículo circula todos os dias, em diferentes tipos de via, demandando manutenção com pouco tempo de uso. A ambulância é a principal ferramenta de trabalho dos socorristas. Com isso, eles irão trabalhar com uma viatura em prefeitas condições de uso, além de garantir rapidez, segurança e conforto tanto para os pacientes, como para os profissionais”, ressaltou o prefeito João Coloniezi.

O prefeito acrescentou que uma grande quantidade de recursos vem sendo aplicada na modernização da frota municipal. Somente Secretaria de Saúde já investiu mais de R$1,3 milhão entre verba municipal, estadual e federal para a compra de veículos, tais como carros, caminhonetes, van, mini van, microonibus e ambulância. “Toda a frota da Saúde está sendo renovada. Até o final de 2019 cada uma das nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município terá o seu próprio carro, gerando autonomia, otimizando o trabalho e oferecendo maior segurança e conforto aos servidores e pacientes”, comentou a secretária de Saúde, Andrea Stroka.

Veja quando chamar o Samu e o Siate

O que é

O Samu e o Siate são dois serviços de socorro que atendem o Paraná, 24 horas, todos os dias. Atuam de formas diferentes - um cuida de traumas; o outro, de casos clínicos.

Como acionar

Pelo telefone

Veja quando chamar o SAMU - 192

·         Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;

·         Intoxicação exógena e envenenamento;

·         Queimaduras graves;

·         Na ocorrência de maus tratos;

·         Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;

·         Em tentativas de suicídio;

·         Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;

·         Quando houver acidentes/traumas com vítimas;

·         Afogamentos;

·         Choque elétrico;

·         Acidentes com produtos perigosos;

·         Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);

·         Agressão por arma de fogo ou arma branca;

·         Soterramento, Desabamento;

·         Crises Convulsivas;

·         Transferência inter-hospitalar de doentes graves;

·         Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Quando não chamar o SAMU 192

·         Febre prolongada;

·         Dores crônicas;

·         Vômito e diarreia;

·         Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;

·         Transporte de óbito;

·         Dor de dente;

·         Transferência sem regulação médica prévia;

·         Trocas de sonda;

·         Corte com pouco sangramento,

·         Entorses;

·         Cólicas renais;

·         Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;

·         Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.

IMPORTANTE: Nestes casos e em todos os casos sem caracterização de urgência ou emergência, o paciente poderá ser encaminhado ao posto de saúde ou então as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próximas.

SIATE é acionado pelo telefone 193 e atende traumas e ferimentos no corpo, em casos como:

• acidentes de trânsito com um ou mais feridos;
  • ferimento por arma de fogo ou arma branca;
  • agressão;
  • quedas com ferimentos e fraturas;
  • ataques de animais, como cães e abelhas;
  • choques elétricos graves;
  • afogamentos;
  • queimaduras (calor, substâncias químicas)