Finanças

Publicado em: 02/07/2019 14:29 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

Alunos de Ciências Contábeis participam de dia de campo na Prefeitura de Ibiporã Servidores da Secretaria Municipal de Finanças acompanharam a visita

Uma turma de alunos do 3º ano do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Unicesumar realizou uma visita técnica à Prefeitura do Município de Ibiporã para conhecer a rotina de trabalho da Secretaria Municipal de Finanças. No início das atividades, que foram realizadas na última sexta-feira (28), eles foram recebidos pelo prefeito João Toledo Coloniezi, que falou um pouco sobre as funções do chefe do Executivo em relação às finanças do município.

Em seguida, os graduandos conheceram as instalações da Secretaria de Finanças e realizaram uma aplicação prática no sistema da PMI, utilizando uma base teste para tal fim. Eles foram acompanhados pelo servidor Vinicius Fernandes Inacio, que também é professor da turma na disciplina de Contabilidade Aplicada no Setor Público, e foi quem coordenou a visita.

De acordo com Vinicius, a ideia em organizar a visita técnica surgiu dos próprios alunos que quiseram conferir na prática o que aprendem em sala de aula. “A visita partiu do interesse de ver como é que aquilo que eu explicava em sala de aula funcionava na prática. Eles mesmos pediram para organizar a atividade para que conhecessem a estrutura, o sistema, para que pudessem ver como os lançamentos são realizados e como a contabilidade acontece na prática”, comentou.

Para o professor, há uma importância grande na visita que agrega conhecimento à formação dos alunos. “É importante aproximar a realidade acadêmica ao mercado caso alguns deles queiram trabalhar na área pública, ou até mesmo, como costumo falar, que eles possam se tornar cidadãos mais críticos por terem conhecimento de onde o dinheiro público é aplicado. Eles conheceram também as funções do contador público, mas o ponto principal foi aproximar o que veem na academia, ou seja, a parte teórica, com a aplicação prática”, explicou Vinicius.

O aluno Bruno de Almeida Freitas, que é morador em Ibiporã, além de aprender mais sobre a disciplina estudada, também passou a conhecer um pouco dos processos de finanças da cidade onde ele mora. “Quando aprendemos como tudo funciona, criamos a noção, por exemplo, de que quando falta alguma coisa e o cidadão comenta o porquê de não ter comprado aquilo, ou algo parecido, é que existe um processo para tal compra. Criamos uma conscientização muito valiosa enquanto cidadãos propriamente dito”, exemplificou.

A visita técnica também contou com o apoio do secretário municipal de Finanças, Edson Aparecido Gomes.