Educação

Publicado em: 03/07/2019 13:52 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

No Dia do Bombeiro: Alunos de escolas de Ibiporã participam do 7º Bombeiros por um Dia

Tirolesa, apagar fogo com extintor, demonstrações de salvamento, atividades com cães de resgate, prevenção de incêndio, conhecimento de equipamentos de salvamento, entre outras atividades marcaram o dia de alunos da Rede Municipal de Ensino no Dia do Bombeiro – comemorado nacionalmente em 02 de julho. Eles participaram das atividades da 7ª edição do “Bombeiros por um Dia”, desenvolvido pelo 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ibiporã, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação.

O projeto tem como objetivo conscientizar alunos do quinto ano de escolas públicas da Rede Municipal de Ensino e privadas sobre a importância do Corpo de Bombeiros para a sociedade. Para participar das atividades foram selecionados dois alunos de cada escola, sendo que esses foram os ganhadores de um concurso de redação. No texto, eles foram instruídos a produzir redações que refletiam sobre a profissão de bombeiro.

No início da manhã desta terça-feira os alunos foram recepcionados no 3º GB onde, após o hasteamento da bandeira nacional eles conheceram as instalações do quartel. O escritor e jornalista londrinense Domingos Pellegrini conversou com as crianças para falar sobre a importância de continuarem estudando, além de parabenizar a todos pelas redações, que estavam todas expostas em um mural. Pellegrini também foi homenageado pelos militares recebendo um troféu de reconhecimento pelo seu trabalho na literatura.

Em entrevista, o sargento Cassio disse que o “Bombeiros por um Dia” tem o objetivo de criar noções de cidadania e, talvez, despertar o interesse pela profissão. “Podemos criar nessas crianças a ideia de uma profissão que pode despertar paixão, e que eu digo de coração, é apaixonante”, revelou o militar.

Já o cabo Odelávio, que é um dos idealizadores do projeto, demonstrou que o evento é um agente de propagação. “Eles absorvem as informações sobre as atividades dos Bombeiros e em casa querem contar o que aprenderam nesse dia. Para nós é uma satisfação, onde não só ensinamos, mas também aprendemos muito com eles”, disse o cabo.

Os alunos convidados a participarem das atividades foram divididos em dois períodos, sendo um pela manhã e outro à tarde.