Obras

Publicado em: 03/07/2019 14:51 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

Ronat Sodré e Luiz Carlos Zani recebem melhoria asfáltica

Ronat Sodré e Luiz Carlos Zani recebem melhoria asfáltica Recuperação asfáltica e reforço da sinalização da R. Ronat Walter Sodré

O trabalho de recuperação do asfalto continua. Na última semana foi realizada a reconstituição do pavimento na Ronat Walter Sodré, da PM até a rotatória do IBC. Do outro lado da pista, na Rua Luiz Carlos Zani, entre os dois postos de combustíveis está acontecendo a recuperação da pista e a construção de mais vagas de estacionamento.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, as próximas regiões a serem atendidas serão a Taquara do Reino e o Jardim Bom Pastor (finalizando o primeiro lote de 2019). Um próximo lote já está sendo planejado e em breve estaremos noticiando os bairros a serem atendidos.

O recape asfáltico está contemplado no cronograma de pavimentação – divulgado pelo governo municipal no final de março - de várias ruas em 12 bairros de Ibiporã para os próximos seis meses. Segundo o Contrato de Rateio com o Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar), são 121.500 m² de recape, no valor de R$ 1.195.156,50.

De acordo com o secretário de Obras, Alexandre Ferreira, 75% do cronograma previsto já foi executado. “É uma grande obra, com alto investimento, melhorando as condições de trafegabilidade, além de assegurar a segurança e conforto dos pedestres e motoristas”, enfatizou o secretário. Além da melhoria na pavimentação, estão sendo executados os serviços de tapa buraco, limpeza de vias, podas de árvores e desobstrução de bocas de lobo.

Vias com tráfego mais pesado receberam tratamento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Já as ruas da maioria dos bairros estão recebendo o micropavimento, adquirido junto ao Cindepar. Esta técnica de recapeamento asfáltico é mais rentável e eficiente, sendo executada com a aplicação da mistura asfáltica a frio. Por conter polímeros em sua composição, o micropavimento impermeabiliza a via, aumentando a durabilidade do asfalto. “Este pavimento que estamos fazendo em toda a cidade é para preservar nossa malha viária por cerca de oito anos”, assegura o prefeito João Coloniezi.

O prefeito acrescenta que a recuperação das vias por meio da contratação de serviços prestados pelo Cindepar é muito importante, “pois agiliza o processo e a execução das obras de asfalto, além de barateá-las”, conclui.