Educação

Publicado em: 05/07/2019 20:09 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

Professores produzem vídeos pedagógicos durante formação

Professores produzem vídeos pedagógicos durante formação Professoras gravam vídeos pedagógicos para serem postados em canal próprio do Youtube

Cerca de 500 professores da Rede Municipal de Ensino participam desde o final de junho da formação continuada para uso pedagógico das tecnologias educacionais. As aulas, que até a próxima quarta-feira (10) estão sendo ministradas pela coordenadora de Projetos Educacionais Niely Dias. Na capacitação deste segundo bimestre a proposta é trabalhar a plataforma de compartilhamento de vídeos Youtube para produzir aulas mais interessantes e dinâmicas para os alunos. “O objetivo desta capacitação é que os educadores conheçam melhor esta ferramenta que está disponível online para que tenham mais possibilidades de encontrar o material desejado e enriquecer as aulas. Os professores também podem gravar suas aulas, os projetos desenvolvidos na escola, dando visibilidade ao que está sendo desenvolvido no meio educacional, visto que qualquer vídeo armazenado no Youtube pode ser facilmente compartilhado entre os alunos e professores da escola e fora dela”, explica Niely.

Após a exposição teórica, os professores foram convidados a aplicar o que aprenderam produzindo um vídeo pedagógico curto em que relatam a importância das novas tecnologias para o enriquecimento das práticas pedagógicas. Cada educador criou o seu canal no Youtube para disponibilizar o vídeo.

Os professores da Rede Municipal de Ensino participam de quatro capacitações por ano sobre o uso pedagógico das tecnologias educacionais. A carga horária de cada encontro é de oito horas, sendo quatro presenciais e quatro de atividades à distância. “No encontro do 1º bimestre trabalhamos a criação de infográficos. É um material legal onde o professor pode utilizar imagens, tópicos, vídeos para ser bem assertivo naquele conteúdo que vai trabalhar. A segunda formação contempla o Youtube. Na terceira capacitação possivelmente vamos trabalhar o Paint 3D e na última a construção de sites. As novas tecnologias estão cada vez mais inseridas em nosso cotidiano, mudando a forma como vivemos, nos relacionamos e ensinamos. Nossos alunos são os chamados nativos digitais, já nasceram em um mundo tecnológico e utilizam as ferramentas digitais de forma intuitiva. O grande desafio tem sido utilizar estes recursos para aproximar as crianças dos temas tratados em sala, além de servir como estímulo para o estudo”, reflete a coordenadora.

A secretária de Educação, Margareth Coloniezi, salientou o potencial educacional das novas tecnologias. “A produção de vídeos é capaz de desenvolver nos alunos o pensamento crítico, a expressão e a comunicação, além de favorecer uma visão interdisciplinar e integrar diferentes capacidades e inteligência.

Margareth também destacou o pioneirismo de Ibiporã na educação digital. “Desde 2010 utilizamos as lousas digitais interativas em sala de aula. Trata-se de uma valiosa ferramenta pedagógica, colaborando para motivar os alunos. Além de se atualizarem sobre as novas tecnologias, as formações são momentos importantes para que os docentes identifiquem as fragilidades dos alunos e tracem estratégicas para enriquecer a prática pedagógica, além de proporcionarem a reflexão, construção e produção de conhecimentos, análise de materiais específicos do tema e troca de experiências”, concluiu a secretária.