Defesa Civil

Publicado em: 08/07/2019 15:17 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

Defesa Civil de Ibiporã participa de mais uma reunião do PAM

Defesa Civil de Ibiporã participa de mais uma reunião do PAM PAM objetiva capacitar empresas a atuarem em conjunto em acidentes e desastres

O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da Região Metropolitana de Londrina reuniu-se no dia 26 de junho no auditório da Triunfo Econorte, em Londrina. O encontro teve as presenças do comandante do 2º Comando Regional do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Gabriel Mocellin Juniordo coordenador-adjunto da Defesa Civil de Londrina e coordenador do PAM, Demerval Anderson do Carmo, representantes da Defesa Civil das cidades integrantes do PAM, Polícia Rodoviária Federal, 3º Grupamento de Bombeiros de Londrina e empresas de Londrina e Ibiporã que integram o plano.

Na oportunidade, os presentes recepcionaram o coronel Mocellin, que palestrou sobre as atribuições e importância do PAM, sua experiência como integrante do Plano de Auxílio Mútuo de outras regiões paranaenses, além de reforçar a necessidade de mais empresas da RML se integrarem à associação.

Instituído em 22 de fevereiro de 2018, o PAM reúne a Defesa Civil dos municípios de Cambé, Ibiporã e Londrina e tem o objetivo de capacitar empresas a atuarem em conjunto em acidentes e desastres de proporções variadas, bem como levá-las a um maior entrosamento com as comunidades e órgãos públicos a fim de que, quando da ocorrência de tais acidentes e desastres, possam-se minimizar os impactos à saúde, segurança e meio ambiente.

Em breve, as empresas integrantes do PAM iniciarão os exercícios simulados para que funcionários estejam preparados e saibam como atuar em casos de emergências. Em Ibiporã, os treinamentos serão realizados em empresas que comercializam, manipulam, armazenam ou transportam produtos agrotóxicos. “Estes exercícios são fundamentais, pois imitam um acontecimento real relacionado a sinistros, tais como incêndios, vazamentos de substâncias tóxicas, exigindo dos participantes uma atuação que busque reduzir perdas e minimizar danos às pessoas, patrimônio e meio ambiente”, explica  o coordenador da Defesa Civil, Euller Alexandre Gualberto.

O coordenador do PAM enfatizou que a Defesa Civil de Ibiporã tem um papel importante na adesão de mais empresas ao plano. “O município tem um papel importante neste processo, até porque se juntarmos todo o carregamento de agrotóxicos e defensivos que estão armazenados na cidade, podemos dizer que é um dos maiores do Brasil. Então, nada melhor do que trazermos segurança às pessoas que com eles trabalham e à população”, ressaltou do Carmo.

Para qualificar as empresas na gestão de risco de desastres, a 3ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (Corpdec), de Londrina, disponibilizou para as empresas que aderiram ao PAM um curso na modalidade à distância sobre Sistema de Comando de Incidentes. O SCI é uma ferramenta de gestão utilizada mundialmente para auxiliar no controle de emergências que necessitem a participação de vários órgãos e entidades.