Obras em Andamento

Publicado em: 17/07/2019 13:41 | Fonte/Agência: NCS/Prefeitura Municipal de Ibiporã

Mutirão ‘’Bota Fora’’ já recolheu mais 1.300 toneladas de material em Ibiporã

Mutirão ‘’Bota Fora’’ já recolheu mais 1.300 toneladas de material em Ibiporã O programa atende todas as regiões do município

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Obras, vem promovendo o programa Mutirão “Bota Fora’’ há mais de um ano por toda a cidade. O objetivo é recolher alguns tipos de materiais como, por exemplo, móveis, madeiras, eletroeletrônicos grandes, pequenas quantidades de galhos, ou seja, produtos provenientes da limpeza dos quintas das casas.

Presente nas treze regiões do município, o programa recolhe aproximadamente 25m³ de material por visita, que dura cinco dias em cada região, um total de cinco caminhões de carga cheios. ‘’Desde o começo do programa nós já atendemos todas as regiões de Ibiporã por duas vezes, ou seja, 26 visitas recolhendo cerca de 25m³ de  em cada uma delas. Desde o início do Bota Fora já foram recolhidos cerca de 650 m³ de resíduos, ou 130 caminhões de carga lotados”, informa o secretário Alexandre Ferreira.

Além de promover o descarte correto dos materiais inservíveis, o mutirão ajuda na limpeza da cidade, o que auxilia no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

Para garantir a adesão dos moradores, o trabalho é precedido por ação de divulgação. Na oportunidade, um carro de som circula pelas ruas da comunidade anunciando a medida. A orientação é que os moradores depositem o que precisa ser descartado nas calçadas das residências a fim de facilitar a coleta. A Secretaria Municipal de Obras orienta que restos de materiais de construção em grande quantidade não serão recolhidos, uma vez que para descartar os mesmos deve-se contratar uma caçamba especializada. “O “Bota Fora” tem como objetivo a educação e a conscientização das famílias para que não joguem entulhos em fundos de vale e áreas públicas. Estes locais são extensão da nossa casa. Precisamos cuidar adequadamente”, enfatiza Ferreira.

As pessoas que forem flagradas fazendo o despejo incorreto de resíduos nos fundos de vale podem ser multadas entre R$ 100,00 a 50 mil, de acordo com a Lei 2449/2011, que institui a Política Municipal de Resíduos Sólidos de Ibiporã e dá outras providências. Se o caso for enquadrado como crime pelas autoridades ambientais competentes, a autuação é mais pesada, iniciando em R$5 mil.

Mais informações sobre o mutirão “Bota Fora” através do telefone 156 da Prefeitura do Município de Ibiporã, ou 3178-0358/0359 da Secretaria Municipal de Obras.

Denúncias anônimas de despejo irregular podem ser feitas pelo 156 ou na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente através do telefone 3178-8400.