Educação

Publicado em: 30/07/2019 20:07 | Fonte/Agência: NCS/Prefeitura Municipal de Ibiporã

Professores e servidores da Rede municipal de Educação participam de Formação Continuada Os profissionais da educação de Ibiporã voltaram ao trabalho nesta segunda (29)

Após um recesso de 15 dias, professores e educadores da Rede Municipal de Ensino retornaram às atividades nesta segunda-feira (29) com a realização de uma formação continuada ocorrida no período da manhã no Cine Teatro Padre José Zanelli.

Os cerca de 600 professores e educadores foram recepcionados com apresentações culturais de alunos do Centro de Formação Musical Mário de Menezes (Ceforma).

O encontro contou com a presença do prefeito João Coloniezi e da secretária municipal de Educação, Margareth Coloniezi, os quais desejaram a todos um bom retorno ao segundo semestre. “Hoje os educadores têm o papel de mediadores do conhecimento e devem ser capazes de buscá-lo pelos próprios meios, demonstrar afetividade, consciência crítica e social, saber sua responsabilidade e papel dentro do grupo, e desenvolver estas características em seus alunos. Para que isso aconteça, é necessário muito estudo, comprometimento. E isso vocês vêm demonstrando ao longo das nossas capacitações. Noventa e cinco por cento do quadro da educação municipal é formado por servidores efetivos. Como vocês por longos anos na Prefeitura, isso garante uma sequência em nossos investimentos em educação continuada, contribuindo para o fortalecimento da qualidade do ensino”, enfatizou Margareth. O objetivo das capacitações é discutir as práticas pedagógicas e o ambiente escolar, subsidiando os professores para os desafios em sala de aula.

“São seis mil alunos, uma responsabilidade enorme em nossas mãos. São sei mil pais e mães e eles confiam em nós, assim como eu confio em cada um dos professores e funcionários’’, comentou o prefeito. Ambos também apresentaram algumas ações e investimentos realizados na área da educação no município durante o ano de 2019 como forma de prestação de contas.

O evento prosseguiu com uma palestra proferida pelo ator, escritor, narrador oral, mediador de leitura e produtor cultural, Lucas Buchile, que explanou sobre o tema: “Os desafios da Leitura na Escola”.

No período vespertino, Buchile realizou uma oficina com as professoras que atuam nas bibliotecas escolares e realizam trabalhos de literatura com os alunos. O evento foi finalizado com a apresentação de dança dos alunos do Complexo Educacional Municipal Prefeito Alberto Spiacci.

Após o encerramento, professores e educadores retornaram às escolas para revisarem o planejamento do segundo semestre e organizarem as instituições para recepção dos alunos que retornaram nesta terça (30).