Esporte

Publicado em: 02/08/2019 18:19 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

“Carecão” começa a ser revitalizado

“Carecão” começa a ser revitalizado Entregue há 16 anos, Centro Poliesportivo nunca passou por uma grande reforma

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer (Serla), realizou nesta quarta-feira (31) o lançamento oficial do início das obras de reforma e revitalização do Centro Poliesportivo Antonio Arrabaça Ribeirete (“Carecão”). O evento contou com a presença de vereadores, secretários e servidores municipais, atletas de Ibiporã, munícipes, além do prefeito João Coloniezi.

A obra será executada em duas etapas, e o valor licitado para esta primeira fase é de R$722.631,07, sendo R$585 mil provenientes do governo federal, por meio do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial de Esporte - ,via emenda parlamentar do ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, e R$137.631,07 de contrapartida municipal. A primeira etapa do projeto inclui reforma e ampliação da pista de atletismo (de 360 para 400 metros, tamanho oficial), construção de um espaço de dança, readequação das rampas da pista de skate, novo calçamento em paver, troca do piso, reforma dos alambrados das quadras, reforma dos quiosques, vestiários, estacionamento e pintura geral. A construtora Reconstrul, de Londrina, vencedora da licitação, é a responsável pelas obras desta primeira fase. Conforme o contrato, o prazo de execução é de nove meses.

A segunda fase da revitalização do “Carecão” consiste basicamente no cercamento, mobiliário e paisagismo do espaço. O investimento previsto é de R$335.793,64, sendo R$293.229,98 de repasse do governo federal, também por meio do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial de Esporte –, via emenda do ex-deputado Hauly, e R$42.563,66 de recursos municipais. O município já está autorizado a licitar a obra.

O “Carecão” conta com quadras de futsal, tênis, vôlei de praia, além de um campo de futebol, uma pista de skate, um anfiteatro ao ar livre, todos cercados por uma pista de caminhada. Inaugurado há 16 anos, o centro poliesportivo nunca recebeu uma grande reforma. Diariamente, a Serla promove atividades do projeto Movimento, voltado à iniciação esportiva, no “Carecão”. A população participa das aulas de atletismo, vôlei, futsal e dança.

Para o prefeito João Coloniezi, a revitalização de um dos principais locais de prática esportiva e lazer de Ibiporã atende a uma reivindicação antiga dos moradores Estamos transformando Ibiporã como um todo. Não esquecemos dos nossos compromissos. Este momento é para dizer à população que vamos cumprir com o prometido apesar das dificuldades, principalmente agora que os recursos federais estão disponíveis. O “Carecão” é um grande espaço poliesportivo, localizado no centro da cidade. Com a revitalização, ficará moderno, acessível e seguro, permitindo que mais pessoas frequentem o local para as práticas desportivas e de lazer, melhorando a qualidade de vida da população”, comentou Coloniezi.

“Melhoraremos a iluminação de todas as áreas do local e a própria revitalização será com o intuito de aumentar a segurança. Tentaremos acabar com os espaços que ficam 'escondidos'. Pensando nisso, faremos o cercamento depois. Estando novo, revitalizado, o “Carecão” passará a ser ocupado pela população e um local povoado corre menos riscos que lugares vazios e desertos", apontou o prefeito.

A secretária de Esportes, Cláudia Guandalini, afirmou que a reforma do ‘’Carecão’’ é motivo de grande alegria: ‘’A população tinha um anseio muito grande para que esta obra acontecesse. São 16 anos de ‘’Carecão’’ e nenhuma reforma. Agora, com esta verba federal vindo, finalmente poderemos iniciar a revitalização deste importante espaço localizado no centro da cidade”, concluiu a secretária.

Representando o Legislativo Municipal, o vereador Miro Despachante agradeceu o empenho do Executivo em concretizar tão importante benfeitoria. “Há muitos anos aguardamos por esta reforma, que certamente ficará muito boa e possivelmente será entregue antes do prazo estabelecido em contrato”, comentou o vereador.