Saúde

Publicado em: 26/08/2019 12:36 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Sarampo e Febre Amarela são doenças sérias! Procure estar vacinado!

Sarampo e Febre Amarela são doenças sérias! Procure estar vacinado! Confira a situação da sua carteira de vacinação

A situação epidemiológica da Febre Amarela tem se tornado cada dia mais preocupante no estado do Paraná. De julho de 2018 a julho deste ano foram notificados 480 casos, sendo 17 confirmados e 70 em investigação. Um óbito foi registrado no mês de março tendo como município de residência e local provável de infecção a cidade de Morretes.

Há também diversos casos de primatas não humanos confirmados, sendo um desses no município de Tibagi, localizado cerca de 200 km de Ibiporã. Os macacos também são vítimas do vírus, sendo que a ocorrência de óbitos desta população traz um alerta quanto à circulação viral e risco aos humanos.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a vacinação é a única forma de prevenir, sendo apenas uma dose necessária para estar protegido por toda vida. O público alvo consiste em pacientes de nove meses a 59 anos de idade, tendo algumas contraindicações específicas a serem avaliadas pela equipe de Saúde.

Sarampo

Outra doença que tem preocupado é o Sarampo. O primeiro caso registrado no Paraná após 20 anos sem ocorrência foi no município de Campina Grande do Sul. A vacinação que imuniza é indicada para pessoas de um a 49 anos de idade. Devem-se considerar doses já aplicadas anteriormente, porém, é necessário analisar a carteira de vacinação.

A Prefeitura do Município de Ibiporã orienta aos moradores a procurarem uma das Unidades Municipais de Saúde para avaliar a situação vacinal. É extremamente importe manter as vacinas em dia. O setor de Vigilância Epidemiológica tem trabalhado para que o município não venha a entrar nas estatísticas nacionais e estaduais, e, para isso, conta com a colaboração da população.