Assistência Social

Publicado em: 27/08/2019 13:31 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

Sala do SUAS é inaugurada na APAE de Ibiporã

Sala do SUAS é inaugurada na APAE de Ibiporã Sala do SUAS nas dependências da escola João XXIII

Foi inaugurada na manhã da última segunda-feira (26), na APAE de Ibiporã, uma sala do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que visa atender às demandas que as pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla possuem. A partir de agora os alunos e seus familiares contarão com assistentes sociais próprios, que chegam para atender mais de perto àquela população.

A inauguração contou com a participação da diretoria da APAE e demais colaboradores. A Prefeitura do Município de Ibiporã também acompanhou a solenidade, através do prefeito João Toledo Coloniezi e da secretária municipal de Assistência Social, Lívia Suguihiro.

Os recursos para abertura da unidade são provenientes do repasse do Termo de Colaboração de 2018 do Fundo Nacional de Assistência Social.

O que é o SUAS

A Assistência Social é organizada em um sistema descentralizado e participativo denominado Sistema Único de Assistência Social (Suas), conforme estabelece a nova Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004). O Suas, implantado em 2005, é um sistema constituído nacionalmente com direção única, caracterizado pela gestão compartilhada e cofinanciamento das ações pelos três entes federados e pelo controle social exercido pelos Conselhos de Assistência Social dos municípios, Estados e União.

No Suas, as ações da assistência social são organizadas tendo como referência o território onde as pessoas moram, considerando suas demandas e necessidades. Os programas, projetos, serviços e benefícios devem ser desenvolvidos nas regiões mais vulneráveis, tendo a família como foco de atenção.

As ações da assistência social no Suas são organizadas em dois tipos de proteção: básica e especial, e desenvolvidas e/ ou coordenadas pelas unidades públicas: Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e de forma complementar, pela Rede Socioassistencial Privada do Suas.

Fonte: Ministério da Cidadania

APAE inaugura Sala de Troféus

Juntamente com a inauguração da sala do SUAS, a escola João XXIII também realizou a inauguração oficial da sua Sala de Troféus, que expõe todas as conquistas em campeonatos esportivos e culturais. O espaço enaltece todo o trabalho dos alunos e professores, que constantemente são premiados nos eventos que participam.