Educação

Publicado em: 29/08/2019 20:14 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

Ibiporã entrega mais de 830 garrafas com lacres à campanha “Eu Ajudo na Lata”

Ibiporã entrega mais de 830 garrafas com lacres à campanha “Eu Ajudo na Lata” Recorde de arrecadação em 2019

Ibiporã mais uma vez fez a sua parte e conseguiu entregar à campanha “Eu Ajudo na Lata” de 2019, mais de 830 garrafas PET de dois litros, que foram cheias com lacres de latas de alumínio. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), a campanha, que é promovida pela Unimed Londrina, contou com a participação principal de toda Rede Municipal de Ensino, além dos órgãos da Administração direta e indireta da Prefeitura, e também da comunidade.

Na manhã desta quinta-feira (29) foi realizada a entrega oficial dos lacres. A cerimônia ocorreu no Auditório dos Pioneiros e contou com a presença da SME, professores, alunos, motoristas, representantes do SAMAE, secretariado executivo municipal, e do prefeito João Toledo Coloniezi, que passaram aos representantes da Unimed Londrina todo material arrecadado. A campanha consiste em vender os lacres para subsidiar a compra de cadeiras de rodas, que serão doas para instituições beneficentes.

Assim como no ano passado, em 2019 a SME seguiu com a mesma estratégia colocando, desde o início do ano, garrafas PET de dois litros para o depósito dos lacres em todas as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), secretarias e departamentos da Prefeitura Municipal de Ibiporã, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), APAE, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Emocionada com o desempenho da campanha, a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, agradeceu o empenho de todos e relembrou o quanto foi importante a mobilização municipal. “Para chegarmos a esse número de garrafas recolhidas foi necessária toda uma mobilização que todos nós fizemos, e isso tudo traz o verdadeiro sentido da humanização da sociedade. Por isso é gratificante esse momento, por saber que muito de nós nos mobilizamos por alguma causa, ainda mais sabendo que essa causa é muito nobre. Muito obrigado a todos, de coração”, agradeceu.

O prefeito João Coloniezi parabenizou aos envolvidos pelo trabalho de conscientização e cidadania que é plantado principalmente nas crianças do município. “Esse trabalho é muito importante. Nós conseguimos imaginar o quanto essas ações fazem bem à natureza por exemplo. E aí tem o lado social, uma vez que o resultado do trabalho culmina nas cadeiras de roda, que serão utilizadas por muitas pessoas. Essa união entre conscientização e cidadania constrói um amanhã melhor. Parabéns a todos pelo brilhante resultado desse ano”, discursou o prefeito.

A arrecadação deste ano bateu o recorde. Esta é a terceira participação de Ibiporã na campanha. Em 2019 duas instituições municipais – Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou APAE – serão premiadas com cadeiras de roda. A população agora pode ajudar a escolher qual delas receberá o maior número de cadeiras.

A enquete

Todas as instituições participantes da campanha ganharão pelo menos uma cadeira de rodas, porém, a quantidade de equipamentos será definida pelo número de votos obtidos por meio de uma enquete que está disponível no site da Unimed Londrina - www.unimedlondrina.com.br . As pessoas podem votar quantas vezes quiser. A entrega das cadeiras está prevista para o dia 12 de setembro. Por esse motivo é importante a participação da população para que o município seja o mais premiado.

108 cadeiras de rodas

A campanha, que está em sua 7ª edição, já arrecadou mais de nove mil quilos de alumínio e entregou 108 (cento e oito) cadeiras de rodas durante suas edições anteriores, contribuindo, dessa maneira, com mais de 30 instituições de Londrina e região. Em sua primeira participação, em 2017, Ibiporã entregou entregues 425 garrafas PET (em cada garrafa cabem cerca de 2.500 lacres de alumínio) e conquistou seis cadeiras de rodas, sendo cinco destinadas ao Lar Padre Leone (asilo) e uma para a Secretaria de Educação. No ano passado, foram 553 garrafas, o que garantiu a entrega de seis cadeiras de rodas ao Hospital Cristo Rei. A instituição foi a que mais recebeu equipamentos devido ao número de votos recebido na enquete. A cada 170 garrafas de lacres se compra um equipamento.