Educação

Publicado em: 04/09/2019 19:24 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

APAE recebe evento itinerante da Semana da Pátria

APAE recebe evento itinerante da Semana da Pátria Apresentação da Fanfarra da APAE

Nesta quarta-feira (04) foi a vez da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ibiporã receber o evento itinerante da Semana da Pátria, que é desenvolvido pela Prefeitura do Município de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Educação. O evento está percorrendo diariamente localidades municipais, para levar atividades culturais e artísticas.

Os convidados a se apresentarem neste dia foram os alunos da banda de percussão da Fundação Cultural de Ibiporã, da Escola de Educação Básica João XXIII, do CADEVI, CAESMI, da Escola Municipal Prefeito Mario de Menezes e do CMEI Idalina Soares Sobreira. Os alunos das Escolas Estaduais Unidade Pólo e Ulysses Guimarães também estiveram presentes para acompanhar a programação.

A secretária municipal de Educação, Margareth Coloniezi, saudou aos presentes e disse que os brasileiros devem preservar a história do país. “Todo brasileiro deve conhecer e amar o passado do país. Devemos ter a consciência do porque o dia 07 de setembro deve ser lembrado em todas as gerações. Isso é obrigação da Educação, mas é papel de todo brasileiro passar para os seus filhos e netos a história do seu país, e é, por isso, que nós nos empenhamos em vir nesses espaços para mostrar a essas crianças que um dia o nosso país se tornou livre”, enfatizou.

Representando a diretoria da APAE, o professor Paulo Silverio, acompanhado dos autodefensores Cristina e Lucas, que também fazem parte da diretoria da instituição, falaram sobre a importância da Semana da Pátria e do significado da bandeira do Brasil. “Estamos aqui hoje gozando de liberdade e de uma série de benefícios, porque muitos brasileiros deram as suas vidas. Por isso entendemos que esse momento é solene, muito sério e significativo, porque não é simplesmente cumprir a exigência de cantar o hino e de ser cívico. É muito mais do que isso. É gostar de gente, é entender que somos gente e que nós nesse momento podemos ser brasileiros, e que podemos construir um Brasil melhor”, destacou Paulo.

João Toledo Coloniezi, prefeito de Ibiporã, lembrou que o significado de pátria é tornar a nação independente e autônoma. “Cada um tem um significado para pátria. Um diz que ela é o lugar onde ele mora, mas para mim o significado de pátria é garantia de liberdade para o povo brasileiro, garantia de oportunidade que gera para todos nós condições dignas de vida, sobrevivência e crescimento. Pátria também significa inclusão, que quer dizer que não podemos deixar nenhum de nossos irmãos à margem sociedade. Temos que ser inclusivos e trazer todos para usufruir dos benefícios que a pátria pode ceder ao seu povo”, lembrou o prefeito.

As apresentações dessa quarta-feira incluíram uma apresentação musical do coral da Escola Municipal Prefeito Mario de Menezes, uma coreografia do CMEI Idalina Soares Sobreira, apresentações musicais do CADEVI e CAESMI (individuais e em conjunto), da fanfarra da APAE e da banda de percussão da Fundação Cultural.

Confira a programação da Semana da Pátria

05/09 (quinta-feira)

Apresentações: Banda de Percussão da Fundação Cultural, Complexo Educacional Vera Lúcia P. Casagrande, Escola Estadual Basílio de Lucca e Colégio Ética

Local: Unidade de Pronto Atendimento (UPA)