Educação

Publicado em: 11/09/2019 16:23 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

7 de Setembro reúne milhares de pessoas na Praça Pio XII

7 de Setembro reúne milhares de pessoas na Praça Pio XII Riqueza cultural do Brasil foi representada por meio da dança, música e teatro

O aniversário de 197 anos da Independência do Brasil e o encerramento das atividades alusivas à Semana da Pátria foram comemorados com um grande evento cívico no último sábado (07), na Praça Pio XII, em Ibiporã. Com o tema “Um Brasil que Trabalha, Dança e Encanta”,a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, organizou apresentações de música, canto e dança buscando mostrar a riqueza multicultural do Brasil e uma maior conscientização de nosso papel enquanto cidadãos.

O evento reuniu milhares de pessoas e contou com a participação do prefeito João Coloniezi, da secretária de Educação, Margareth Coloniezi, além de vereadores, secretários municipais, diretores, servidores públicos, autoridades civis e militares, autoridades eclesiásticas, representantes de entidades, profissionais da imprensa, e comunidade escolar.

Após o hasteamento do Pavilhão Nacional e momento de reflexão com o padre Vagner Rodrigues Pereira e o pastor Rômio Cardoso, alunos de seis escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) apresentaram danças típicas das quatro regiões do país. A primeira a se apresentar foi a Escola Rotary Club, com a coreografia “Brasil de tantos Povos”. Em seguida, foi a vez da Escola Almerinda representar o Norte com o carimbó, dança de roda típica do nordeste do Pará. Os alunos do Complexo Alberto Spiaci ficaram responsáveis pelo Sul do país e presentearam o público com uma bela apresentação de “Pau de fitas”. Todo o colorido e musicalidade do Nordeste foram dançados pelos estudantes da Escola Sebastião Luiz nos passos eletrizantes do frevo.

Os pequenos do CMEI Precioso Tesouro representaram o Centro-Oeste por meio da catira, dança folclórica de influências indígenas, afro e europeias, cujo ritmo musical é marcado pelas batidas dos pés e das mãos. Na última apresentação da manhã, os alunos do CMEI Recanto dos Baixinhos bailaram a tradicional quadrilha caipira para representar o Sudeste.

O final do evento contou com a participação de representantes de todas as escolas e CMEIs apresentando a coreografia “As cores do Brasil” e a música “A Nossa Voz”, uma espécie de “canção protesto”, gravada por artistas de renome nacional, que manifesta o anseio de todos por um futuro melhor e mais esperançoso para a nação. A Banda de Percussão da Fundação Cultural abrilhantou mais uma vez a programação da Semana da Pátria encerrando o 7 de Setembro com muita animação.

Evento itinerante

As comemorações alusivas à Independência do Brasil começaram na segunda-feira (02), no Cine Teatro Padre José Zanelli, e prosseguiram durante a semana com uma programação itinerante de atividades cívicas, com apresentações culturais e artísticas, que passaram pelo Lar Padre Leone (asilo), Apae, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Condomínio Empresarial. “Visando dar um caráter mais democrático e atingir o maior número de pessoas, há cinco anos foi adotado o formato itinerante das apresentações. É gratificante observar o envolvimento de servidores, escolas, instituições e comunidade e a qualidade e criatividade dos trabalhos para mostrar que o Brasil pode ser alegre, rico, responsável e trabalhador. Quero agradecer a todos os envolvidos neste grande evento”, ressaltou Margareth.

O prefeito João Coloniezi também elogiou a qualidade das apresentações. “Os alunos e professores entenderam a temática e em todos os lugares pelos quais passamos eles conseguiram transmitir a importância de comemorar a nossa liberdade, lutar por ela e trabalhar muito para gozar dos benefícios que nossa pátria oferece, tais como o direito de ir e vir e manifestar livremente a sua opinião”, concluiu o prefeito.