Trânsito

Publicado em: 13/09/2019 20:24 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

DTrânsito realiza palestras educativas para servidores, escolas e empresas

DTrânsito realiza palestras educativas para servidores, escolas e empresas Palestra para os funcionários da De Sangosse Agroquímica

Antecipando as ações da Semana Nacional do Trânsito, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, o Departamento Municipal de Trânsito (DTransito), tem realizado ações junto a comunidade visando à conscientizar condutores e passageiros sobre a importância de se adotar um comportamento responsável e seguro no trânsito.

No dia 29 de agosto, o diretor do DTrânsito, Euller Gualberto, palestrou para um grupo de cerca de 100 jovens prestes a tirar a primeira habilitação. Dentre os temas debatidos com os jovens estiveram as principais infrações cometidas no trânsito, tais como o excesso de velocidade, embriaguez ao volante e os riscos de utilizar o celular quando se está em movimento. De acordo com o calendário do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no mês de agosto os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito devem trabalham em cima da temática da campanha de educação sobre utilização do celular quando estamos em movimento, nos papéis de pedestre, ciclista, ou condutor.

Já no dia 5 de setembro, foi a vez dos servidores do Parque de Máquinas da Prefeitura Municipal de Ibiporã receberem orientações sobre os riscos para quem utiliza o celular sem prestar a devida atenção no trânsito, seja para atravessar uma rua, por exemplo, ou qualquer outra ação específica. De acordo com o Detran, o uso de celulares no trânsito aumenta em 400% o risco de acidentes. Com a evolução da tecnologia e a presença cada vez mais constante dos aparelhos em nossas vidas, esse risco se torna cada vez maior. “Dirigir com segurança exige total atenção do condutor. Ao utilizar o celular no volante, você não só desvia o foco da visão e da audição como diminui a percepção de possíveis riscos do trânsito, colocando em perigo não só a própria vida como a de todos aqueles ao seu redor”, alerta o diretor do DTrânsito.

No dia 6, foi a vez dos colaboradores da De Sangosse Agroquímica, instalada no Parque Industrial Nenê Favoretto receber o DTrânsito para uma palestra sobre as principais infrações de  trânsito, medidas disciplinares previstas no CTB e a necessidade de se observar e respeitar a legislação de trânsito.

Semana Nacional de Trânsito

Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, o objetivo da Semana Nacional de Trânsito (SNT) é conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. A ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

Em Ibiporã, o DTrânsito, com o apoio da Companhia de Trânsito da PM do Estado do Paraná (5º BPM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), de Londrina, Guarda Municipal e representantes de entidades ligadas ao trânsito da região, está programando algumas atividades voltadas à capacitação dos agentes de trânsito e também à conscientização de condutores e pedestres sobre a adoção de atitudes responsáveis no trânsito. “Temos realizado intensos esforços no sentido de realizar ações no âmbito da fiscalização e educação acerca da mobilidade consciente (pedestres e condutores) tendo em vista a transformação contínua do nosso trânsito, garantindo maior segurança a partir da prevenção", ressaltou Gualberto.

Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro. A data foi instituída a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran.