Saúde

Publicado em: 18/09/2019 14:03 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

Médicos recebem capacitação sobre saúde mental

Médicos recebem capacitação sobre saúde mental Capacitação foi ministrada por psiquiatra do CAPS Maria Cristina Pandolfo

Dentro da programação do “Setembro Amarelo”, campanha mundial de conscientização sobre a prevenção do suicídio e valorização da vida, médicos das nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ibiporã participaram na quinta-feira (12), no Centro de Saúde Doutor Eugênio Dal Molin, de uma capacitação sobre saúde mental. Conduzida pela psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Maria Cristina Pandolfo, a qualificação abordou o manejo em saúde mental na Atenção Primária em Saúde; diagnóstico dos transtornos psiquiátricos mais comuns (depressão, ansiedade, transtorno bipolar), condutas e medicações receitadas, e suicídio (fatores de risco, sinais de alerta, abordagem humanizada), entre outros assuntos.

Nesta quarta-feira (18) profissionais de saúde de Ibiporã participam de um evento regional em Rolândia, promovido pela 17ª Regional de Saúde de Londrina, com servidores da Atenção Primária e Especializada para prevenção do suicídio. “Dados apontam que mais de 90% dos casos de morte por auto extermínio estavam associados a transtornos mentais, ou seja, poderiam ter sido evitados. Por isso a importância de mobilizações como o “Setembro Amarelo”, cujo objetivo é trazer uma discussão maior sobre o tema e, principalmente, promover a capacitação, conscientização e sensibilização de profissionais que atuam nos serviços de saúde pública para que estejam aptos a reconhecer os fatores de risco para o suicídio”, argumenta a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Anna Lucia de Azevedo.

De acordo com a OMS, cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo mundo. No Brasil, pesquisa do Ministério da Saúde, de 2016, aponta 11.433 mortes por suicídio. A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. No que se refere às tentativas de suicídio, o número é ainda mais assustador: uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos.

Dados preliminares de 2018 registram 893 casos de suicídio no Paraná em 2018; 728 pessoas do sexo masculino e 165 do feminino. Em 2017 foram 773 casos confirmados; em 2016 foram 762 e, em 2015, 715 mortes por suicídio. O levantamento no Estado mostra que o suicídio prevalece no sexo masculino, nas faixa etárias entre 40 a 49 anos, 30 a 39 anos e 20 a 29 anos de idade.

A grande maioria dos casos de óbito por suicídio está relacionada a transtornos mentais, em sua maioria não diagnosticados, tratados de forma inadequada ou não tratados de maneira alguma. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.