Junta Militar

Publicado em: 26/09/2019 16:47 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Você sabia? Para requerer o RG, a Certidão de Nascimento/Casamento devem estar em bom estado Exemplos de certidões que não são aceitas

No momento em que iremos solicitar a primeira ou segunda via do documento de Registro Geral (R.G.) – popularmente conhecido como Carteira de Identidade – alguns documentos devem ser apresentados, e o primeiro da lista, e o mais importante, é a Certidão de Nascimento ou de Casamento. Porém, muitas das vezes, o estado de conservação desses documentos não está bom.

O Instituto de Identificação em Ibiporã, localizado na Junta Militar, orienta sobre alguns problemas que causam impasses no processo. Quando a certidão não está legível, ou há rasuras, rasgos, emendas, ou letras rebatidas, ela não é aceita. Os seguintes dados: nome completo, filiação, data de nascimento, local de nascimento, número do termo, número do livro e número da folha, local e data de expedição da certidão, assinatura do oficial, com carimbo do cartório ou selo de autenticação do cartório; devem estar em perfeito estado de leitura.

De acordo com os responsáveis pelo setor, um dos maiores problemas é a possível demora que os usuários enfrentam. Como o atendimento é agendado, quando esse tipo de dificuldade é encontrada a agenda é cancelada, devendo então ser remarcada. Os atendimentos ocorrem somente às sextas-feiras, e pode acontecer de o munícipe ter que aguardar até mais de uma semana para conseguir uma vaga agendada. Sendo assim, somente serão aceitas certidões íntegras, em perfeito estado de conservação, que não tragam dúvida algum de sua autenticidade ao atendendo e que sejam passíveis de serem escaneadas para inserção no banco de dados.

Todas as certidões devem ser também, passíveis de consulta junto aos cartórios de origem, a fim de que possam ser verificadas sua autenticidades e dos dados nela inseridos. Reforça-se que não serão aceitas certidões duvidosas, rasgadas e/ou com campos e/ou itens de segurança ilegíveis. Para não perder o seu agendamento, porque a certidão não passou nos critérios de bom estado de conservação acima descritos, solicite uma segunda via da sua certidão, atualmente boa parte dos cartórios conseguem fornecer a certidão solicitada por e-mail ou telefone e é enviada pelo correio.

Evite imprevistos e a demora desnecessária. Confira o exigido previamente e usufrua dos serviços. O agendamento pode ser requerido pelo site da Prefeitura de Ibiporã (www.ibipora.pr.gov.br) na seção “Serviços Online – Agendamento Carteira de Identidade” – RG. A Junta Militar funciona no prédio da Prefeitura Municipal de Ibiporã (Rua Padre Vitoriano Valente, 540, Centro), no piso térreo, ao lado da Secretaria de TI. Os agendamentos estão feitos de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Já a Junta Militar funciona das 8 às 17 horas, sem fechar para o almoço. Mais informações: 3178-8416.