Trânsito

Publicado em: 27/09/2019 14:09 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

DTrânsito promove evento para capacitar agentes de Ibiporã e região

DTrânsito promove evento para capacitar agentes de Ibiporã e região Evento reuniu cerca de 40 agentes e autoridades de trânsito de Ibiporã e região

Para comemorar a Semana Nacional de Trânsito, realizada nacionalmente de 18 a 25 de setembro, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio do Departamento de Trânsito (DTrânsito), promoveu nos dias 23 e 24, no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), um encontro com autoridades, agentes de trânsito e entes ligados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) dos municípios de Apucarana, Cambé, Ibiporã e Londrina, tais como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Companhia de Trânsito da Polícia Militar, Guarda Municipal e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), todos de Londrina.

O objetivo do evento foi capacitar e atualizar os agentes sobre as normas e procedimentos para que a legislação de trânsito seja devidamente aplicada, além melhorar a relação do servidor com o cidadão e promover o estreitamento da relação entre os entes pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito.

O evento contou com as presenças do prefeito de Ibiporã, João Coloniezi, do secretário de Obras - pasta na qual o DTrânsito está lotado - , Alexandre Ferreira, do diretor do DTrânsito, Euller Alexandre Gualberto, do comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), major Nelson Villa Junior, da comandante da Companhia de Trânsito do 5º BPM, tenente Morgana Chaves, Cabos Waltair Siena, responsável pelo setor de notificações do 5°BPM ,e Ailton Akira, responsável pelo boletim de acidentes de trânsito unificado da Polícia Federal, do agente da PRF, Wagner Stochi, do superintendente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes, do diretor de Trânsito de Cambé, Fausto Anami, e dos representantes da CMTU – Carlos Eduardo Ribeiro (coordenador de educação de trânsito), Fábio Tomé Soares (gerente de trânsito), e Thays Kuchenbecker, coordenadora de defesa prévia (JARI).

No dia 23 (segunda-feira), ocorreram palestras do agente da Polícia Federal, Wagner Stochi, e do gerente de trânsito da CMTU, Fábio Tomé Soares, abordando a importância da integração dos entes ligados ao SNT, hierarquia dos órgãos de trânsito, apresentação de propostas de desenvolvimento no âmbito de trânsito e melhorias nas obras rodoviárias.

Já no dia 24 (terça-feira), a primeira palestra foi a da tenente Morgana, juntamente com os cabos Akira e Siena, os quais explanaram sobre os crimes cometidos no âmbito do trânsito, medidas de prevenção e a importância do trabalho em conjunto dos agentes de trânsito e policiais militares. Em seguida, Euller Gualberto (DTransito Ibiporã) e Carlos Ribeiro (CMTU – Londrina) abordaram sobre a importância das campanhas educativas e como elas influenciam positivamente o cidadão de um modo geral. “Temos realizado intensos esforços no âmbito da fiscalização e educação acerca da mobilidade consciente (pedestres e condutores) tendo em vista a transformação contínua do nosso trânsito, garantindo maior segurança a partir da prevenção", ressaltou Gualberto.

O diretor do DTransito ainda avaliou positivamente o evento, enfatizando ter atingido os objetivos de capacitação e troca de experiência entre os agentes de trânsito.

Ações educativas

Além da capacitação voltada aos agentes de trânsito, o DTransito realizou durante o mês algumas ações junto a comunidade objetivando conscientizar condutores e passageiros sobre a importância de se adotar um comportamento responsável e seguro no trânsito.

Orientações sobre as principais infrações de  trânsito, medidas disciplinares previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a necessidade de se observar e respeitar a legislação de trânsito foram repassadas a estudantes, servidores do Parque de Máquinas da Prefeitura e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), funcionários das empresas De Sangosse Agroquímica, Grupo Toniato e Cooperativa Integrada.

Semana Nacional de Trânsito

Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, o objetivo da Semana Nacional de Trânsito é conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. A ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a semana é celebrada com ações integradas entre a sociedade e o poder público. O tema de 2019 segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito nos países membros.

A Semana Nacional do Trânsito também faz parte da estratégia educativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determinada pela Resolução nº 771/2019, que vai durar até 2020. Este ano, o foco das campanhas de trânsito são os mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas.

Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro. A data foi instituída a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran.