Saúde

Publicado em: 07/10/2019 18:03 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI, com informações do Ministério da Saúde

Ibiporã dá início à Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

Começou nesta segunda-feira (07) oficialmente a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que segue com a primeira fase até o dia 25 de outubro. Em Ibiporã, as atividades são coordenadas naturalmente pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, em conjuntos com as Unidades Básicas de Saúde municipal.

Nesta fase a previsão é vacinar as crianças de seis meses a menores de cinco anos, que ainda não foram imunizadas. No dia 19 de outubro ocorre o “Dia D” correspondente à esta etapa da campanha, onde todas as UBSs estarão abertas para atender a população. Em parceria com o Rotary Club de Ibiporã, neste dia o Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin realizará atividades recreativas na Rua Pe Vitoriano Valente, das 08h às 17h.

Já a
segunda fase da campanha ocorrerá de 18 a 30 de novembro e o público alvo compreenderá adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O Dia D, de mobilização nacional desta fase, será no dia 30 de novembro.

A meta em 2019 é vacinar 95% dessa população. De acordo com os dados, até setembro desse ano, a cobertura esta 95,67% (para a 1ª dose) e 85,40% (para a 2ª dose) - calculado com base na estimativa de 701 nascimentos. Para receber dose basta
comparecer a uma Unidade de Saúde com a carteira de vacina e documentos pessoais.

A Campanha

O Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, de forma seletiva (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações - PNI) para crianças de seis meses à menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e adultos jovens de 20 a 29 anos, a fim de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País.

A estratégia de vacinação será realizada em duas etapas considerando períodos específicos para a mobilização da
população para a vacinação, a saber:

Primeira etapa: No período de 07/10 a 25/10, será realizada a vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas. O dia D, de mobilização nacional, será 19/10. A priorização deste grupo na primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

Segunda etapa: No período de 18/11 a 30/11, será realizada a vacinação de adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia D, de mobilização nacional, será 30/11. Nesta etapa priorizou-se o grupo de 20 a 29 anos de idade devido ao número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo.

Nesta campanha os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle dessa doença e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

No Estado do Paraná, até o dia 21 de setembro, foram registrados 39 pacientes com a doença, 217 em investigação e 37 já descartados.

A vacinação é a melhor maneira de prevenir o sarampo. A Secretaria de Saúde orienta para que a população fique atenta às datas da carteira de vacinação e aos registros de doses. Mulheres que estão amamentando podem ser vacinadas. E aquelas que desejam engravidar, devem aguardar no mínimo 30 dias após receber a dose da vacina. Os profissionais da área da saúde devem ser vacinados com as duas doses da tríplice viral em qualquer faixa etária, independente se atuam na atenção primária, secundária ou terciária.

Leve seus filhos a unidade de saúde do seu bairro, juntamente com a carteira de vacinação. Todas as unidades de saúde estarão vacinando no horário normal de atendimento e no dia 19/10, todas abrirão especificamente para a vacina.

VACINAR É UM ATO DE AMOR E RESPONSABILIDADE!

- De 07 a 25/10 - Dia D 19/10 - público alvo: Crianças de 6 meses a 4 anos de idade

- De 18 a 30/11 - Dia D 30/11 - público alvo:  Adultos Jovens de 20 a 29 anos