Cultura e Turismo

Publicado em: 08/10/2019 19:03 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo Prefeitura de Ibiporã

Museu do Café recebe o grupo Mulher Atual

O grupo Mulher Atual, ligado ao Sindicato Rural de Ibiporã, esteve na última quarta (02) para um café e uma visita temática ao Museu do Café para conhecer um pouco da história e a riqueza cultural do espaço, que é antiga estação ferroviária de Ibiporã.

Vestidas com a camiseta do Outubro Rosa, em referência ao mês de cuidados e da prevenção feminina ao câncer de mama e colo uterino (estão engajadas na campanha), as mais de 30 mulheres do grupo foram recebidas pelo servidor Jaime Kaster, que falou sobre a importância do local, como ponto de chegada da maioria das primeiras famílias que se estabeleceram em Ibiporã. Boa parte da economia da região até os anos 60 também passava pela estação ferroviária: o transporte de café, cereais, gado, mercadorias e passageiros.

Em seguida, elas assistiram a um especial do projeto “Contos e Causos”, com pioneiros contando em vídeo as suas aventuras, histórias e como era Ibiporã nos anos 30 e 40 e na época áurea do café, até a década de 1970. Percorreram depois as exposições permanentes do Museu e o pátio da estação, onde ficam algumas casas do ex-ferroviários que ali trabalharam.

Agradecemos à visita do grupo Mulher Atual e ao apoio dos funcionários da equipe da Cultura, que arrumaram o espaço para receber as visitantes: Mara, Aline, Zé, Jorge, Aléia, Julio e à Débora pelas fotos.