Agricultura

Publicado em: 04/11/2019 14:04 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI. Com informações da Adapar

Produtor precisa atualizar cadastro de todos os animais

Todos os animais que transitam pelo Estado do Paraná com interesse econômico, necessitando, portanto, da Guia de Trânsito Animal (GTA), precisam ter o cadastro atualizado até 30 de novembro. A atualização do rebanho é um procedimento obrigatório, previsto no Decreto Estadual n.º 12.029/2014, e que era feito para o rebanho bovino e bubalino no período da vacinação da febre aftosa.

Com a suspensão da vacina (Instrução Normativa n.º 47), o processo semestral de atualização do rebanho continua para esses pecuaristas e se estende para outros produtores de animais (cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas e peixes).

Poderão fazer a atualização de rebanho:

·  Próprio produtor rural, de forma on-line

·  funcionários da Adapar (FDA, AFDA e Administrativos);

·  funcionário do escritório de atendimento municipal autorizado;

Se for online, é preciso, primeiramente, cadastrar-se na Central de Segurança do Estado do Paraná. O próprio site da Adapar possibilita essa ação, clicando no banner Campanha de Atualização Cadastral. Deve-se escolher a opção Quero me Cadastrar, informar o CPF e nome, preencher os dados e criar login e senha. Caso a pessoa já esteja cadastrada na Central de Segurança do Estado, deve clicar no banner da campanha e acessar o caminho Já sou cadastrado. Acesse  www.adapar.pr.gov.br. A orientação é que se utilize o navegador Mozila firefox (atualizado).

Depois disso, é preciso preencher os espaços com o login e senha e clicar em Prosseguir. Na página que se abre, deve-se selecionar a propriedade que estiver com pendência de comprovação de rebanho, escolher a espécie e preencher com os dados pedidos. Em seguida, clicar em Comprovar. O último procedimento deve ser repetido para cada uma das espécies com pendência.

Em Ibiporã e região, caso o produtor rural prefira atualizar o cadastro de forma manual, precisará comparecer ao escritório da Adapar, em Sertanópolis, ou na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA).

Segundo o diretor de Meio Ambiente da SAAMA, Hélio da Silva, “se o produtor não tiver o cadastro atualizado, ele não conseguirá movimentar os animais. Além disso, a legislação prevê penalidades, entre elas o pagamento de multa”, adverte Silva.

O objetivo da campanha de atualização do rebanho é ter informações precisas de tudo o que existe de animal na unidade epidemiológica visando a garantir a rastreabilidade e a sanidade de todo o rebanho paranaense.

Campanha de Atualização do Rebanho

Quem: proprietários de bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, galinhas, peixes

Quando: Até 30 de novembro

Como fazer: site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br.) ou manualmente, comparecendo ao escritório da Adapar, em Sertanópolis (Rua Senador Souza Naves, 609 – Centro), ou na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAAMA), localizada na Prefeitura Municipal de Ibiporã – Rua Padre Vitoriano Valente, 540, Centro. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.