Saúde

Publicado em: 11/11/2019 14:07 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini. Núcleo de Comunicação Social/PMI.Com informações da Agência Estadual de Notícias

Ibiporã sedia evento macrorregional de saúde

Ibiporã sedia evento macrorregional de saúde Capacitação é uma das ações que o Paraná realiza para o enfrentamento da mortalidade materna, infant

Mais de 400 profissionais da Atenção Primária em Saúde, Ambulatórios e Hospitais – médicos, enfermeiros, nutricionistas e gestores de 99 municípios que compõem as cinco regionais de saúde da macrorregião Norte do Paraná (16ª, 17ª, 18ª, 19ª e 22ª) participaram na última quarta-feira (06), no Cine Teatro Padre José Zanelli, em Ibiporã, de um encontro destinado à qualificação da atenção materno-infantil.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), por meio da Seção de Atenção Primária da 17ª Regional de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã. O encontro integrou as comemorações pelo 72º aniversário de emancipação política de Ibiporã.

A abertura teve a participação do prefeito João Coloniezi, do representante do Conselho de Secretários Municipais do Paraná e secretário de saúde de Ibiporã, Paulo Zaparolli, da diretora de Atenção à Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, da diretora da 17ª RS, Maria Lucia da Silva Lopes, e diretores das Regionais de Saúde de Apucarana, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Ivaiporã e Londrina.

Durante todo o dia foram ministradas aulas e palestras sobre os cuidados e atenção à gestante, além de apresentação de experiências exitosas na área, desenvolvidas pelos municípios. O objetivo foi instruir os profissionais de saúde para que atuem corretamente em situações que influenciam na mortalidade materna, infantil e fetal.

A capacitação é uma das ações que o Paraná realiza para o enfrentamento da mortalidade materna, infantil e fetal. “Precisamos discutir essas questões da área materno-infantil com quem faz saúde, junto com os municípios e com os profissionais de saúde. A partir destes eventos, vamos organizar um processo de educação permanente para qualificação dos cuidados às mulheres grávidas e a seus bebês, utilizando metodologias ativas, baseadas na discussão de casos e imersão no conteúdo”, explica Maria Goretti.

Ao todo, a SESA promoverá quatro macroencontros regionais. O primeiro foi em Cascavel, dia 1º; o segundo em Ibiporã; o terceiro será no dia 22, em Maringá; e o último em Curitiba, em 6 de dezembro. Cerca de duas mil pessoas devem participar das capacitações.

Rede de Atenção

A Linha de Cuidado Materno Infantil é o conjunto de ações para organização e qualificação dos cuidados às gestantes e bebês, em todas as regiões do Estado. Alguns dos objetivos da rede são o planejamento reprodutivo, a atenção humanizada e qualificada à gravidez, ao parto e ao puerpério para a mulher e o nascimento seguro, o crescimento e o desenvolvimento saudável das crianças.