Saúde

Publicado em: 18/11/2019 17:17 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Inaugurado o primeiro Pronto Atendimento Odontológico (PSO) de Ibiporã

Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (18) mais um importante serviço de saúde bucal oferecido pela Prefeitura do Município de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, à população ibiporanense. O Pronto Atendimento Odontológico (PSO) foi oficialmente inaugurado e já está à disposição dos munícipes.

Instalado dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Dr. Justino Alves Pereira, o PSO vem para suprir uma demanda que as pessoas tinham em encontrar atendimento odontológico de urgência principalmente após as 17h, uma vez que depois desse horário já não há mais atendimento nas UBSs e/ou no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Ibiporã. O PSO é um projeto piloto, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 17 às 21h.

A sala totalmente equipada custou cerca de R$ 30.000,00, onde R$ 12.196,42 são recursos próprios investidos pela Prefeitura para adequação do espaço e aquisição de equipamentos. O restante do valor está no principal equipamento do PSO, que é uma cadeira odontológica completa avaliada em R$ 17.000,00, que foi doada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Na ocasião, Ibiporã foi reconhecida dentre as cidades com até 50.000 habitantes, como município modelo nas políticas públicas de saúde bucal. Neste ano de 2019 o município foi mais uma vez premiado e deve receber em breve mais uma cadeira. Representantes do CFO, do Conselho Regional de Odontologia (CRO) e da 17ª Regional de Saúde de Londrina estiveram na inauguração do Pronto Atendimento nesta segunda-feira, inclusive para fazer a assinatura oficial do termo de posse do novo equipamento.

Também estiveram presentes no evento, além das personalidades citadas, vereadores de Ibiporã, parte do secretariado executivo municipal, servidores da Secretaria de Saúde, e os munícipes.

Em discurso, o representante do CFO, Dr. Guilherme Graziani, parabenizou Ibiporã pela conquista e destacou que o município é espelho no quesito saúde bucal. “Na história da construção de políticas públicas de saúde bucal, Ibiporã é um exemplo no Paraná e até mesmo para os mais de cinco mil municípios do Brasil. Orgulhamos-nos muito da gestão que o município emprega. Parabéns a todos e que continuem assim dando bons frutos”, destacou.

O secretário municipal de Saúde, Paulinho Zapparoli, relatou o sentimento de gratidão que o momento proporciona a todos, que se empenham dia-a-dia para construir uma saúde melhor. “O momento é de gratidão pela nossa população receber mais esse presente, que é o atendimento odontológico estendido. Temos que agradecer à equipe que se dedicou para culminar nessa inauguração de hoje. Nossa equipe nos orgulha por ser valente e por trabalhar intensamente. Esse trabalho em equipe é o diferencial e é o que tem trazido resultados ao município”, enalteceu Paulinho.

O prefeito João Toledo Coloniezi, enfatizou que mesmo em meio a toda dificuldade que os municípios enfrentam Ibiporã ainda consegue inovar e oferecer à população o melhor possível em saúde. “Com o PSO nós passamos a olhar para aqueles indivíduos que normalmente não podem procurar atendimento nos horários padrões, mas que sofrem com uma dor de dente por exemplo. Nessa inauguração aqui avaliamos a grandiosidade que o Pronto Atendimento é para os nossos cidadãos. A maioria das UPAs não dispõem desse tipo de serviço, mas Ibiporã é diferenciada. Mesmo em meio a toda dificuldade que enfrentamos na Saúde nacional, Ibiporã continua colocando serviços novos à disposição da população. Esse é o nosso grande diferencial. Quero agradecer a todos num todo por todo empenho e dedicação”, enfatizou.

No Pronto Atendimento Odontológico serão atendidos os casos que estejam dentro das classificações de urgência e emergência, como para o alívio da dor por exemplo. No PSO não serão realizados tratamentos. Os atendimentos seguem normalmente nas UBSs e no CEO. Para ser atendido no Pronto Atendimento basta portar um documento de identificação e o cartão do SUS.