Saúde

 

Publicado em: 19/11/2019 11:00 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

Começa segunda fase da vacinação contra o sarampo


Whatsapp

 

Começou nesta segunda-feira (18) e segue até o dia 30 de novembro a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Adultos jovens com idades entre 20 e 29 anos que estão com o esquema vacinal da tríplice viral (que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola)  incompleto (duas doses) devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para se imunizar.


É necessário levar um documento com foto, carteira de vacinação e cartão SUS. “Atualmente, o adulto de 20 até 29 anos deve ter registrado no cartão duas doses da vacina contra o sarampo após alteração feita pelo Ministério da Saúde, que aconteceu em 2017. Como é uma mudança recente, muitos adultos desta faixa etária têm apenas uma dose, o que não assegura a proteção contra o vírus. Com a campanha, queremos verificar o cartão dessas pessoas e garantir que estão protegidas”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ibiporã, Vanessa Luquini.


A primeira etapa de vacinação, realizada de 7 a 25 de outubro, foi voltada para crianças de seis meses a cinco anos incompletos, que são mais vulneráveis às complicações do sarampo. A realização desta segunda etapa é de suma importância para interromper a cadeia de transmissão do sarampo, reduzir o risco da doença e imunizar não vacinados ou com esquema incompleto para o sarampo. No Paraná, entre os 368 casos confirmados na última semana, 195 estão na faixa de idade entre 20 e 29 anos, conforme o informe divulgado na quinta-feira (14).

 

Estratégias


Além da vacinação gratuita nas nove UBSs do município, a Secretaria de Saúde traçou algumas estratégias para facilitar o acesso do público-alvo da campanha às vacinas. No dia 30 de novembro, último sábado do mês, ocorrerá o “Dia D”, com a UBS Doutor Eugênio Dal Molin (Posto Central) aberta das 8 às 17 horas para atender a população. Por contra do evento “Tarobá no Bairro”, inserido na programação do aniversário de Ibiporã, a UBS do Jardim John Kennedy estará aberta das 8 às 12h exclusivamente para a vacinação.


A Secretaria de Saúde também orientou que as equipes de cada UBS se organizem para realizar a vacinação em empresas, divulgação no comércio, igrejas e comunidade em geral. As equipes podem realizar vacinação extra muro, em domicilio, se possível.

 

 

Números da primeira etapa da campanha

 


De acordo com levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica nas Unidades de Saúde, estima-se que aproximadamente 1.360 crianças de 6 meses a 4 anos compareceram aos serviços de saúde neste período. Dentre esses, 22,23% precisaram ser vacinados. As crianças que precisaram ser imunizadas são, em sua maioria, menores que 2 anos de idade (faixa etária de vacinação de rotina ou intensificação).


As crianças de 6 a 11 meses, devem ser vacinadas com uma dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), que as protegerão até completarem 1 ano,  idade em que recebem a dose de rotina. Para pessoas de 1 a 29 anos, duas doses são necessárias para estarem protegidos. De 30 a 49 anos, apenas uma dose. Acima de 50 anos, a vacina não faz parte do calendário vacinal.