Esporte

Publicado em: 19/11/2019 17:18 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

Xadrez é campeão no JOJUPS – Divisão B

Xadrez é campeão no JOJUPS – Divisão B Equipe de xadrez conquistou título inédito no JOJUPS, Divisão B

A equipe de xadrez convencional, naipe masculino, conquistou o título da 32ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), Divisão B em Francisco Beltrão.  A conquista veio na segunda-feira (18) após uma partida complicada contra Siqueira Campos, em confronto direto valendo o título. Em outra partida decisiva, o selecionado de Maringá superou Cafezal do Sul e deixou a disputa, com Ibiporã empatada. As duas equipes ficaram empatadas com 13,5 pontos e no desempate o ouro ficou para Ibiporã. A medalha de bronze foi para a equipe de Siqueira Campos, com 12 pontos.

Nos tabuleiros Ibiporã também foi o principal destaque, conquistando três medalhas, sendo duas de prata e uma de bronze. Com estes resultados, Ibiporã também ficou com o título de campeão geral, com 1289,83 pontos. A medalha de prata foi para a equipe de Maringá, com 1125,50 pontos e o bronze foi conquistado pela equipe de Siqueira Campos, com 1082,27 pontos. Com estas conquistas, Ibiporã garantiu o acesso à Divisão A dos JOJUPS em 2020.

Ao todo mais de 150 enxadristas de 25 equipes participaram da competição, sendo 14 times no masculino e 11 no feminino.

Segundo o treinador, Ricardo Hisao, foi uma surpresa a equipe conquistar o primeiro lugar no pódio. “Esperávamos nos classificar entre os três primeiros porque o nível dos enxadristas era muito forte. Mas os meninos fizeram excelentes partidas e trouxeram este título inédito para o município”, comemora Hisao.

O treinador possui vasta experiência na modalidade, sendo inclusive árbitro federado. Dois de seus atletas – Augusto Felipe Moura de Souza e Kelvyr Peres Silva começaram a treinar com Hisao há cinco anos, em um trabalho voluntário desenvolvido até hoje com alunos da Escola Municipal Almerinda Felizetti do Nascimento e hoje colhem os frutos desta dedicação. No ano passado, Augusto foi o campeão na categoria 8 e 9º anos no Campeonato Sul Brasileiro de Xadrez Escolar realizado no dia 28 de julho, em Foz do Iguaçu. O enxadrista busca novamente um bom resultado na competição, que ocorrerá no próximo mês. “Espero ser útil para eles de alguma forma e contribuir para que todos evoluam cada vez mais como enxadristas”, concluiu o técnico.

A secretária de Esportes, Cláudia Guandalini, parabenizou os enxadristas e o técnico Ricardo Hisao pelo título. “O xadrez é uma modalidade que vem crescendo em nosso município e nos enchendo de orgulho. Os frutos que estão sendo colhidos hoje se devem aos esforços do professor Ricardo, o talento e dedicação dos atletas e o apoio do governo municipal”, ressalta a secretária.

O xadrez é uma das modalidades esportivas ofertadas no “Projeto Movimento”, voltado à iniciação esportiva de crianças e adolescentes nos ginásios, quadras e escolas de Ibiporã.  É ofertado tanto em escolas estaduais como municipais.